Encerra documentação referente à fundação do Lar do SCM de Viseu, nomeadamente: uma memória (s.d.), ficha da comunidade com informação desde 1953, a minuta dos seus estatutos (s.d.) e o seu regulamento (s.d.), assim como a autorização diocesana para a criação do Patronato associado ao referido Lar (28 de março de 1964).
Apresenta o projeto educativo para o biénio 1994-1995, assim como a programação para 1981-1982.
Integra o “Perfil do Lar do Sagrado Coração de Maria” (1986-1987) e a publicação anónima “História das RSCM em Viseu” (1991-1992), provavelmente levada a cabo para assinalar o centenário da presença do IRSCM na cidade de Viseu.
Compreende a licença para fechar (modelo C2) deferida pela Superiora Geral, Catherine Dolan (1995-2007), e respetivo Conselho, a 18 de dezembro de 2006 (com nota em post-it informando que o encerramento definitivo só aconteceu em julho de 2010), assim como a lista das RSCM que integravam a Comunidade associada ao Lar por altura do seu encerramento, ilustrada com as reproduções digitais das suas fotografias.
Reúne originais e cópias, entre outros, de correspondência trocada com o pároco da prq. do Coração de Jesus, Milton Lopes Encarnação.
Contém 2 fotografias a p&b, cujas retratadas ainda não foram identificadas.
Estatutos
6 Descrição arquivística resultados para Estatutos
Encerra correspondência enviada pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF).
Contém material informativo e didático sobre formação/cursos promovidos pela referida instituição, assim como os seus estatutos.
Apresenta as fichas de atualização de dados (1999) com informação sobre o IRSCM e as Comunidades da Província Portuguesa.
Encerra correspondência enviada pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF) (Lisboa), à qual se encontram anexadas várias tipologias documentais, a saber: planificações, programas e fichas de inscrição em atividades diversas, os Estatutos do Centro de Estudos Religiosos (Lisboa) (s.d.), os estatutos da FNIRF (1954) e um relatório versando sobre a vida religiosa e a importância do Noviciado (s.d.).
Equipa/Conselho ProvincialEncerra agendas, planos e atas de reuniões da Comissão para a Missão, assim como encontros para debate sobre os colégios e outras estruturas educativas da Província Portuguesa do IRSCM, a saber: “2.º Encontro de Actualização Pedagógica” (Braga, 3 e 4 de junho de 1978); reunião da Comissão para a Missão (Porto, 10 e 11 de janeiro de 1981); reunião da Comissão para a Missão (Aveiro, 21 e 22 de março de 1981); “I Encontro das Equipas Directivas dos Colégios das Religiosas do Sagrado Coração de Maria” (Fátima, 27 e 28 de abril de 1991).
Apresenta cópia do “projeto educativo para a escola cristã” (s.d.), assim como os esboços para o projeto educativo das escolas católicas do IRSCM em Portugal e o esboço para o ideário dos seus colégios.
Integra o “projeto de estatutos da associação de escolas católicas” (Fátima, 5 de fevereiro de 1980).
Encerra, entre outra documentação e informação, correspondência, elementos para um projeto de desenvolvimento comunitário na Quinta da Armada (Braga), caracterização social da comunidade ali presente, cópia do projeto para um Centro Social e Cultural a desenvolver no referido espaço e cópia dos estatutos do Centro Social e Paroquial da Armada, aprovados pelo arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira (1977-1999).
Task ForcesEncerra fichas individuais de noviças [196--197-] e listas de postulantes admitidas ao Noviciado (1964-1970).
Reúne requerimentos de prorrogação do período de Postulantado e Noviciado e respetivos deferimentos da Cúria Generalícia (Roma, Itália) e da Cúria Romana (Vaticano) (1963-1967).
Compreende correspondência, maioritariamente, com requerimentos de admissão ao IRSCM (196-).
Apresenta listas de aspirantes, assim como as suas classificações escolares (196-?).
Integra os procedimentos administrativos e cerimoniais para os diversos momentos da vida de uma RSCM, a saber: admissão enquanto candidata, passagem ao Noviciado, passagem aos primeiros compromissos e profissão perpétua (s.d.), assim como os “Estatutos do Pré-Postulantado do «Sacré-Coeur de Marie»” (s.d.) e ainda o “Regulamento dos Aspirantados do «Sacré-Coeur de Marie»: Província Brasileira” (1963).
Contém os dados estatísticos das admissões ao IRSCM do período compreendido entre 1954 e 1964.