Encerra correspondência na forma de cartas circulares com informação sobre a revisão das “Constituições” do IRSCM.
Compreende textos para reflexão e debate, sobretudo no seio das Comunidades de RSCM, assim como inquéritos e síntese das respostas aos mesmos.
Integra orientações para a revisão e elaboração do texto das “novas Constituições” do IRSCM, nomeadamente as dadas pelo Padre Elio Gambari, Sub-secretário da Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos e Seculares da Santa Sé (Vaticano).
Apresenta os textos para reflexão utilizados no debate do encontro da Comissão Internacional das Constituições que se realizou em Fátima em setembro de 1979, assim como a agenda e programa dos vários encontros comunitários para reflexão sobre as referidas “Constituições”.
Integra os números de 1 a 6 do boletim da referida comissão internacional e o número 6 (de agosto/setembro de 1978) do boletim internacional das RSCM.
Contém 2 cópias da carta do Venerável Padre Jean Gailhac (1802-1890), dada em Béziers a 28 de março de 1884, com o título “Paroles sur la Regle et l’Espirit de la Regle”.
Constituições
10 Descrição arquivística resultados para Constituições
Encerra vários textos com estudos, reflexões e sugestões para a revisão das “Constituições” do IRSCM, nomeadamente dois da autoria da RSCM Maria Eugénia Selles Paes de Vilas Boas.
Apresenta parte das “Constituições(?)” da Congregação das Irmãzinhas da Assunção (1865 - ).
Encerra 2 exemplares das “Constituições de 1880”, a saber: um exemplar em português, editado no Porto (Portugal) em 1944, apresentando na folha de rosto marca de posse em forma de carimbo (“SOLAR DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA – BRAGA”) e uma cota(?) manuscrita a tinta (“n.º 7 – 1957”); um exemplar em francês, editado em Montpellier (França) em 1959, encontrando-se no seu interior 3 documentos, nomeadamente: fórmula para renovação de votos e 2 pagelas (1 com iconografia de vela e livro sagrado (Bíblia?) sobre a seguinte inscrição impressa “Je veux vivre / selon ma Foi”, no verso, inscrição manuscrita a tinta: “5-5-76 / Ir. M.ª Augusta / Em Fátima / rezei por si… / Rosa” e outra com iconografia de Menino Jesus segurando a cruz sobre a seguinte inscrição impressa “Toma a cruz / para lançares ao longe e ao largo, / o arco da tua vida”, no verso, inscrição manuscrita a tinta: “8-12-57 / Pela Cruz te santifi-/-carei / Pela cruz salvar-/-me-ás as almas / que te confiei / Pela cruz me glori-/-ficarás e farás a / vontade do Pai… / Margarida Maria / rscm”).
ComissõesEncerra correspondência e orientações para a revisão das “Constituições” do IRSCM, nomeadamente as emanadas pela Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos e Seculares da Santa Sé (Roma, 30 de abril de 1955).
ComissõesEncerra uma versão preliminar das “novas Constituições do IRSCM” emanada do Capítulo Geral de 1980.
Apresenta cópia do decreto de aprovação das referidas “Constituições” da responsabilidade da Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos e Seculares da Santa Sé (Roma, 24 de fevereiro de 1983).
Reúne correspondência referente às modificações sugeridas por aquele organismo da Santa Sé (Vaticano).
Compreende a síntese de avaliação das ditas “Constituições” saída da Assembleia Provincial realizada em junho de 1982.
Encerra 2 exemplares das “Constituições” do IRSCM aprovadas a 24 de fevereiro de 1983, a saber: 1 em português, 1 em inglês.
Apresenta 3 versões preliminares das referidas “Constituições” saídas do Capítulo Geral de 1980, 1 em francês (esta apresenta a marca de posse “Margarida Maria” manuscrita a carvão na folha de rosto) e outra em inglês.
Integra a carta circular, encontrada no interior da versão portuguesa das referidas “Constituições”, da RSCM Maria do Rosário Durães, Assistente da Secretária Geral, informando das alterações às “Constituições” e enviando o respetivo documento (13 de dezembro de 2007).
Compreende 2 versões preliminares(?) das mudanças e alterações ao texto das “Constituições” aprovadas no Capítulo Geral de 1985, também encontradas no interior da versão portuguesa, assim como a versão final apensa à referida edição.
A versão inglesa do referido texto regulamentar apresenta também em apenso as referidas mudanças e alterações, assim como uma fotocópia(?) dos pontos 2, 21 e 23.
Encerra 6 cartazes a cores para estudo e reflexão tendo em conta a celebração dos 25 anos passados sobre a revisão das “Constituições” do IRSCM.
Compreende as alterações dos pontos 45b, 55c (estas datadas de janeiro de 2008), 60b, 87 e 88 das referidas “Constituições”.
Encerra o relatório relativo à Província Portuguesa apresentado no Capítulo Provincial de 1967.
Compreende cópia dos artigos das “Constituições de 1850” que regulamentam o Capítulo Provincial, sobretudo no que diz respeito à eleição das suas Delegadas, assim como correspondência e a lista das Delegadas eleitas.
Encerra documentação de preparação para a Assembleia Provincial.
Compreende o plano de ação da Província Portuguesa para o biénio 1982-1983, assim como os relatórios da Comissão de Formação, dos Colégios e da Comissão para a Missão.
Integra a síntese da avaliação das “Constituições” feita pelas Comunidades que integram a Província Portuguesa do IRSCM.
Encerra as atas da Assembleia Provincial.
Compreende, entre outras tipologias documentais, a lista das RSCM elegíveis para Delegadas da referida Assembleia, assim como a lista das RSCM eleitas para aquele cargo, sugestões e propostas apresentadas pelos Grupos e Comunidades constituintes da Província Portuguesa.
Integra os princípios para uma renovação corporativa do IRSCM, assim como as orientações da Província Portuguesa relativas aos pontos 16 a 19B e 28F a 29 C e D das “Constituições”.