Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1866 - 1999 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
319 u.i (291 pt., 28 liv.); papel, cartão, plástico(?), metal.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
A Equipa/Conselho Provincial é um órgão consultivo e deliberativo que auxilia a Superiora Provincial no governo da Província (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir do início do século XXI, na Província Portuguesa a função deliberativa foi-se sobrepondo à função consultiva constituindo-se como um órgão hierarquicamente mais horizontal.
É constituída pela Superiora Provincial, 2 Conselheiras, a Secretária Provincial e a Ecónoma Provincial (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir de 1983, abre-se a possibilidade de um maior número de Conselheiras, ficando a cargo de cada Província a sua escolha e nomeação (ponto 48, “Constituições de 1983”).
Entre outras funções, compete à Equipa/Conselho Provincial: propor para nomeação as Coordenadoras/Superioras Locais (ponto 363, “Constituições de 1850” e ponto 45a, “Constituições de 1983”), a Secretária e Ecónoma Provinciais (ponto 334, “Constituições de 1850” e ponto 47d, “Constituições de 1983”); supervisionar a administração os bens materiais da Província (pontos 352 a 354, “Constituições de 1850”); propor e admitir às várias etapas de formação as candidatas a RSCM (pontos 47d e 47, “Constituições de 1983”); promover a formação contínua dentro da Província trabalhando em proximidade com a Comissão de Formação, assim como com todas as Comissões da Província (ponto 48a, “Constituições de 1983”) e preparar o Capítulo Provincial (ponto 48a, “Constituições de 1983”).
Nombre del productor
Historia administrativa
Após consulta do respetivo Conselho, a Secretária Provincial é nomeada pela Superiora Provincial para um mandato de 3 anos que pode ser renovado por igual período, acompanhando a respetiva Superiora (ponto 48, “Constituições de 1983”).
A Secretária Provincial é membro "ex-officio" do Capítulo Provincial (ponto 49, “Constituições de 1983”) e compete-lhe, entre outras funções: auxiliar a Superiora Provincial no governo da Província, assim como o seu Conselho; comunicar à Secretária Geral toda a informação necessária e requerida; responsabilizar-se pelo Arquivo Provincial (ponto 48b, “Constituições de 1983”).
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Encerra correspondência maioritariamente trocada com a Secretária Geral.
Apresenta dados estatísticos referentes à Província Portuguesa, assim como à Região de Moçambique.
Integra os livros de direções publicados pela Cúria Generalícia, os livros de matrícula das RSCM, assim como os manuais e normas administrativas seguidas no IRSCM.
Reúne os processos pessoais das RSCM falecidas até ao ano de 1989.
Contém os testamentos das RSCM estrangeiras que desenvolveram o seu apostolado na Província Portuguesa.
Acumulaciones
Sistema de arreglo
A organização da subsecção obedeceu à natureza dos documentos e da informação agrupando-se em 7 séries, a saber: Correspondência, Estatísticas, Livros de direções, Livros de matrícula, Manuais e normas administrativas, Processos das RSCM e Testamentos.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
- español
- francés
- inglés
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Nota ao elemento de informação "Título": título atribuído.
Notas
Nota ao elemento de informação "Datas": o ano de 1866 remete para a data da informação.