Subsecção KK - Lar do Sagrado Coração de Maria (Viseu)

Identity area

Reference code

PT IRSCM-PP IRSCM-PP/N/KK

Title

Lar do Sagrado Coração de Maria (Viseu)

Date(s)

  • 1953 - 2010 (Creation)

Level of description

Subsecção

Extent and medium

6 u.i. (3 pt., 3 env.); papel, papel fotográfico.

Context area

Name of creator

(1871-)

Administrative history

Segundo o ponto 363 das “Constituições de 1850”, uma Comunidade Local só pode ser estabelecida e suprimida com licença da Superiora Geral, voto deliberativo do respetivo Conselho e aprovação do Bispo local, sendo que, nas “Constituições de 1983”, a aprovação daquele deixa de ser necessária aquando da supressão (ponto 47c).
As Comunidades Locais são governadas por uma Superiora Local, nomeada pela Superiora Geral, após proposta da Superiora Provincial e respetivo Conselho, e voto deliberativo do Conselho Geral (ponto 364 das “Constituições de 1850”).
Escolhida entre as RSCM de votos perpétuos e com, pelo menos, 30 anos de idade, a Superiora Local exerce um mandato de 3 anos, com possibilidade de prolongamento por mais 3, cabendo-lhe promover junto da Comunidade o espírito e missão do IRSCM, observando as “Constituições” e outras normas, assim como todas as diretrizes emanadas da respetiva Superiora Provincial e Superiora Geral (pontos 365 a 375 das “Constituições de 1850”).
Na sua missão, a Superiora Local pode ser auxiliada por 1 ou 2 Conselheiras, conforme o número de religiosas professas que tenha seu cargo, sendo ela que representa a Comunidade junto da Província, do Generalato e da Igreja local/diocesana.
As “Constituições em 1983” alteram para Coordenadora a designação da responsável de uma Comunidade Local (ponto 45), passando a sua nomeação a ser feita pela Superiora Provincial (ponto 45a), estabelecendo-se a possibilidade de prolongar o seu mandato para além dos referidos 6 anos.

Name of creator

(1953-2010)

Administrative history

O Lar do Sagrado Coração de Maria de Viseu foi fundado a 5 de setembro de 1953 num edifício arrendado na av. Infante D. Henrique (freg. Viseu, con. e distr. Viseu, prq. do Coração de Jesus, dio. de Viseu), dando continuação ao trabalho iniciado por Maria Isabel Henriques Marques Matias, que ali dirigia um Lar para meninas estudantes do Liceu, do Ensino Técnico e da Escola do Magistério Primário.
Sob a responsabilidade das RSCM, no referido edifício passou também a funcionar um Jardim Infantil, que acabou por ser encerrado por falta de condições logísticas, e um Patronato.
Em 1974, o Lar muda de instalações, passando a funcionar na av. 25 de Abril, n.º 140, onde funcionou até ao seu encerramento definitivo em julho de 2010, embora o mesmo estivesse previsto para julho de 2009.
No ano letivo de 1984-1985, o Lar passou também a receber jovens universitárias, sobretudo estudantes da Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Viseu.
Entre 1953 e 1965, foram Diretoras do Lar e Coordenadoras/Superioras Locais da Comunidade das RSCM a ele associada as seguintes religiosas: Maria Auxiliadora Guerra (1953-1956), Maria da Conceição Osório (1956-1957), Maria Auxiliadora Guerra (1957-1958), Maria Gabriel Morais (1958-1961), Maria das Cinco Chagas Peixoto (1961-1962), Maria da Santíssima Trindade Castro (1962-1964), Maria Cândida Valente (1964-1965) e Maria Antónia Lopes (1965).

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Contém documentação/informação relativa ao Lar do SCM de Viseu, assim como da Comunidade das RSCM e Patronato a ele associados.
Entre outras tipologias documentais, apresenta uma memória sobre a fundação do Lar, a ficha da comunidade, a minuta dos estatutos e o regulamento.
Compreende a autorização diocesana para a abertura do Patronato, a licença para fechar e a lista das RSCM que o integravam por altura do seu encerramento.
Encerra os projetos comunitários e respetivas avaliações da Comunidade de RSCM que lhe estava associada.
Integra as crónicas e 11 fotografias, a p&b e a cores, documentando atividades

Accruals

Não estão previstos novos ingressos.

System of arrangement

Organização cronológica crescente das unidades de instalação. A subsecção apresenta ainda uma série, a saber: Iconografia.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French
  • Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Note

    Nota ao elemento de informação “Título”: título atribuído.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Subject access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Language(s)

      Script(s)

        Accession area