Encerra o texto da autoria da RSCM Mary Milligan “Para que tenham a vida: estudo do espírito e carisma de João António Gailhac, fundador” a saber: “Introdução: capítulo I: o dom na vida da Igreja” e “Capítulo II: vida de João Gailhac”.
Apresenta 3 artigos, a saber: “Apresentação do nosso espírito, carisma e missão” da autoria da RSCM Mary Milligan; “Fidelidade à vida” da autoria da RSCM Maria Leonor Fernandes Alhinho e “O nosso espírito para a obra da redenção” da autoria da RSCM Virgínia McNally.
Encerra 2 versões em português e 1 em francês do documento de reflexão da responsabilidade da Comissão das Fontes sobre o “Pensamento do Padre Gailhac”/“La pensée du Pére Gailhac”, a saber: “A Regra”/“La Règle” (janeiro de 1968).
Apresenta 1 fotografia a cores de pormenor da cripta onde se encontravam os túmulos dos fundadores do IRSCM, Venerável Padre Jean Gailhac (1802-1890) e Madre Saint Jean (1809-1869) na Casa Mãe (Béziers, França).
Encerra a versão em português e em francês do documento de reflexão da responsabilidade da Comissão das Fontes sobre o “Pensamento do Padre Gailhac”/“La pensée du Pére Gailhac”, a saber: “La Vie Commune: n.º 1”; “La Vie Commune: n.º 2; “A Vida Comum: n.º 3”/“La Vie Commune: n.º 3” (janeiro de 1968).
ComissõesContém correspondência e estudos sobre a temática da vida consagrada de várias Comunidades da Província Portuguesa.
ComissõesEncerra correspondência, maioritariamente cartas circulares enviadas pela RSCM Cecília Maria Coutinho.
Integra cópia da ata da 2.ª reunião da referida Comissão Internacional (Tarrytown, Nova Iorque, EUA, de 12 a 18 de julho de 1971).
Reúne os estudos sobre a vida consagrada, tendo em conta as disposições do Capítulo Geral de 1968-1969, das várias comunidades integradas nas estruturas orgânicas que compõem a Província Portuguesa do IRSCM, a saber: Casa Provincial (Lisboa), Colégio do Sagrado Coração de Maria (Braga), Colégio do Sagrado Coração de Maria (Portalegre), Comunidade das RSCM (Braga), Professas do Noviciado (Braga), Lar do Sagrado Coração de Maria (Guarda), Colégio do Sagrado Coração de Maria (Guarda), Comunidade das RSCM (Fátima), Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa), Lar do Sagrado Coração de Maria (Santos, Lisboa).
Contém exemplares das “Constituições” do IRSCM aprovadas a 10 de julho de 1880, assim como das aprovadas em 24 de fevereiro de 1983, destas últimas existindo também várias versões preliminares, nomeadamente a saída do Capítulo Geral de 1980.
Integra 2 cópias do “Costumeiro” do IRSCM, assim como uma edição em francês (1912).
Encerra correspondência entre a Comissão Internacional das Constituições e a Província Portuguesa e dentro desta, entre as várias Comunidades, abordando o tema da revisão das “Constituições” e sugerindo linhas orientadoras para tal.
Apresenta informação crítica sobre as estruturas do IRSCM, assim como sobre a sua regulamentação.
Reúne cópia de vários textos para estudo, reflexão e debate, nomeadamente do Venerável Padre Jean Gailhac (1802-1890), fundador do IRSCM.
Contém inquéritos e síntese de respostas, assim como a síntese da avaliação realizada aquando da Assembleia Provincial de 1982.
Integra informação sobre o encontro da Comissão Internacional das Constituições que se realizou em Fátima (Portugal) em setembro de 1979. Da mesma forma, integra informação sobre os vários encontros realizados na Província Portuguesa em agosto de 1981 sobre tutela da RSCM pertencente à referida comissão, Mary Milligam.
Encerra os números de 1 a 6 do “Boletim informativo da Comissão Internacional das Constituições”, assim como 6 cartazes alusivos à comemoração dos 25 anos passados sobre a revisão das “Constituições” do IRSCM (2008).
Contém correspondência maioritariamente da Cúria Generalícia (Roma, Itália), assim como orientações e textos para estudo e reflexão.
Integra vários textos para estudo, reflexão e debate, nomeadamente referentes ao fundador do IRSCM, Venerável Padre Jean Gailhac (1802-1890), e à sua doutrina patrimonial, a saber: apostolado, doutrina espiritual, formação, governo, regra e vida comum.
Apresenta, entre outros, os seguintes textos: da RSCM Marjorie Keenan “Fontes de Vida: As Constituições das Religiosas do Sagrado Coração de Maria: breve consideração sobre o fim e o espírito do Instituto: 1850-1990: documento de estudo” (8 de dezembro de 1993); da RSCM Rosa do Carmo Sampaio, dado a conhecer no Encontro Internacional de 1984, o estudo intitulado “História do Instituto: a nossa resposta de fé e zelo aos desafios da história”; da RSCM Mary Milligan as duas partes do texto “Para que tenham a vida: estudo do espírito e carisma de João António Gailhac, fundador”.
Encerra cópia de fragmentos da obra “O pensamento do Pe. Gailhac”, a saber: “Formação”, “Governo n.º 1”, “Governo n.º 2” e “Governo n.º 3”.
ComissõesContém documentação/informação relativa à Comissão de Formação Permanente, nomeadamente: correspondência, na forma de cartas circulares, planos de formação (1983-1995), relatórios relativos às várias atividades e programas de formação (1993-2000) e atas de reuniões (1990-1999).
ComissõesContém correspondência na forma de cartas circulares maioritariamente entre a Comissão de Formação e as várias RSCM da Província Portuguesa abordando, entre outros, assuntos relativos ao ano sabático e a importância da formação recorrente e permanente.
Integra planos de formação (1983-1995) e relatórios relativos às várias atividades e programas de formação (1993-2000), assim como as linhas orientadoras para a formação das RSCM da Província Portuguesa.
Reúne as atas das reuniões da referida Comissão (1990-1999) às quais aparecem anexadas várias tipologias documentais, entre as quais: agendas e planificações de formação, cartas circulares, panfletos e desdobráveis com informações sobre várias ações e cursos de formação.
Compreende exemplares da ficha informativa/boletim informativo da Comissão.
Encerra documentação e informação abordando a importância do ano sabático na vida das RSCM.
Integra correspondência, sobretudo na forma de cartas circulares, assim como 2 exemplares do documento-resposta à carta circular de 9 de novembro de 1982, que apresenta, entre outra informação, as sugestões da Província Portuguesa às questões colocadas na referida carta, o esboço para o ano sabático e o plano de formação permanente para o biénio 1983-1984.
Encerra as atas das reuniões da Comissão de Formação Permanente (1990-1999), às quais aparecem anexadas outras tipologias documentais como: cartas circulares, agendas, planificações, fichas de inscrição em eventos formativos, entre outras.
ComissõesEncerra maioritariamente correspondência na forma de cartas circulares divulgando atividades relativas e/ou propostas pela Comissão de Formação Permanente, quase sempre apresentando tipologias documentais anexas como: agendas e planificações de atividades, fichas de inscrição, entre outras.
Contém os números 2, 3, 4, 6 e 7 do “Boletim informativo” da referida Comissão (1995-1996).
Encerra maioritariamente correspondência na forma de cartas circulares convocando as RSCM para reuniões e encontros com a Comissão de Formação Permanente e/ou divulgando atividades relativas e/ou propostas por aquela Comissão.
Compreende as atas das reuniões da Coordenadora da referida comissão, a RSCM Maria Lúcia Neto Brandão, com o Conselho Provincial (Lisboa, 18 de setembro de 1991-Lisboa, 16 de março de 1992).
Integra o relatório de avaliação sobre as linhas de orientação para a formação permanente (abril de 1995).
Encerra 2 exemplares das linhas de orientação do IRSCM para a formação permanente e 2 exemplares do documento “Formação Permanente: linhas da orientação: estruturas: colaboração: recomendações” (1992), ambos da responsabilidade da Task Force formada em fevereiro de 1992 sob a alçada do Conselho Geral do IRSCM.
Integra informação sobre as Jornadas de Estudo “Em comunidade para a missão” que tiveram lugar em Fátima nos dias 9 e 10 de março de 1996.
Encerra, entre outras tipologias documentais, o plano de formação permanente para o período compreendido entre 1991-1994; o relatório anual da formação permanente ao Conselho Provincial (Coimbra, 18 de maio de 1993); o relatório de formação permanente da Província Portuguesa (1996-1997). Assim como cópias dos documentos “Dia Festivo Intercomunitário: Festa do Coração de Maria” (1997) e “Re-criar a comunhão nas comunidades RSCM” (1996-1997)”.
ComissõesEncerra o plano de formação permanente para o biénio de 1992-1993.
Apresenta o sumário do relatório sobre a formação permanente a apresentar ao Conselho Geral (março de 1990), assim como o inquérito sobre o referido assunto como preparação do Capítulo Geral de 1990(?).
Integra a carta circular do dia 7 de fevereiro de 1994 visando a formação recorrente das RSCM e respetivos anexos, a saber: 3 exemplares da ficha pessoal curricular em função de formação recorrente, resumo-síntese das RSCM que preencheram a referida ficha e um documento de reflexão sobre a importância da formação recorrente.
Encerra correspondência na forma de cartas circulares.
Reúne as atas das reuniões da Comissão de Formação Permanente (1997?-2000) e o relatório anual do biénio 1999-2000.
Compreende os planos de formação permanente e as atividades relacionados com o projeto social da Província Portuguesa, como: trabalho com o Instituto de Apoio à Criança, experiências com comunidades do interior do país e voluntariado diverso.
Apresenta toda a documentação de suporte e apoio às jornadas “Gerar Vida Nova” que tiveram lugar em Fátima nos dias 29 e 30 de abril de 2000.
Encerra os relatórios anuais da Comissão de Formação Permanente (1992-1999).
Compreende correspondência sobretudo na forma de cartas circulares, assim como planos e esboços de planos de formação.
Apresenta o relatório de avaliação das linhas de orientação do IRSCM para a formação permanente realizado pela referida Comissão e pelo Conselho Provincial (agosto de 1994).
Contém o plano de ação da Comissão e as respetivas atas das suas reuniões.
Apresenta documentação e informação relativas aos diferentes grupos de trabalho que compunham a Comissão, nomeadamente: Grupo Centros Sociais (1989-2000), Grupo Colégios (1991-2000), Grupo Lares (1990-2000), Grupo Missões Ad Gentes (1992-1999), Grupo Pastoral Juvenil (1991-2000) e Grupo Pastoral Paroquial (1991-2000).
Encerra, entre outras tipologias documentais, o plano de ação para os diferentes grupos de trabalho da Comissão, a saber: Centros Sociais, Colégios, Lares, Pastoral Paroquial, Missões Ad Gentes e Pastoral Juvenil (s.d.), assim como as atas das reuniões (1992-1996).
ComissõesContém correspondência na forma de cartas-circulares versando vários assuntos entre os quais: marcação de reuniões e encontros, preparação e organização de documentos a apresentar a vários organismos do IRSCM, nomeadamente: a Assembleia Regional.
Encerra inquéritos e quadros-síntese das respostas das RSCM relativa à missão pastoral do IRSCM, assim como o esboço da respetiva proposta catequética.
Reúne esboços e documentos finais cuja finalidade última é regular vários organismos constituídos especificamente tendo em vista a referida missão pastoral, entre os quais: “Ideário dos Lares das RSCM”, “Ideário dos Centros de Terceira Idade do IRSCM”, “Ideários dos Colégios do IRSCM”, “Ideário dos Centros Sociais do IRSCM”, assim como as linhas orientadoras para a Pastoral da Fé.
Integra, entre outras tipologias documentais, as atas das reuniões da Comissão (1981 – 1992).
Encerra cartas circulares, agendas e planos de reuniões e encontros de trabalho.
Compreende os documentos de preparação para o Capítulo Geral e Assembleia Regional.
Apresenta documentação, nomeadamente cartas circulares, relativa à Comissão dos Ministérios.
Encerra as atas das reuniões da Comissão (1981-1992).
Apresenta o relatório da referida Comissão apresentado ao Capítulo Provincial (1989), assim como a ata da reunião daquela com o Conselho Geral (12 de abril de 1992).
Integra a lista com os grupos de trabalho e respetivas integrantes da dita Comissão, assim como da Comissão de Formação (s.d.).
Encerra as cartas circulares da Comissão para a Missão versando vários assuntos, entre os quais: agenda, planos e organização de encontros/reuniões, assim como documentos a preparar para cada um dos referidos eventos.
Comissões