Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1991 - 2000 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
3 u.i. (3 pt.); papel.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
As Comissões são grupos de RSCM criados pela Equipa/Conselho Provincial para a prossecução de determinado objetivo da Província durante um determinado período de tempo.
O trabalho de dinamização das Comissões envolve todas as RSCM da Província.
Nom du producteur
Histoire administrative
Primeiramente designada de Comissão para a Missão, a Comissão dos Ministérios, designação que passa a ter a partir de novembro de 1992, iniciou funções em 26 de setembro do referido ano, sendo constituída pelos seguintes grupos de trabalho: Centros Sociais, Colégios, Lares, Missões “Ad Gentes”, Pastoral Juvenil e Pastoral Paroquial.
A Comissão tinha como objetivos: refletir sobre os diferentes ministérios da Província Portuguesa, fornecer à Equipa/Conselho Provincial elementos que a ajudassem a refletir sobre aqueles ministérios, dinamizar os diferentes ministérios da Província Portuguesa e contribuir para a clarificação de conceitos relativos à missão/ministérios. A referida Comissão tinha como Coordenadora a RSCM Maria Fernanda Neto, como secretária a RSCM Ana Maria Ferreira A. Gago e como tesoureira a RSCM Judite da Silva Maia.
Nom du producteur
Histoire administrative
O Grupo Pastoral Juvenil é um dos grupos de trabalho associado à Comissão dos Ministérios e tinha como principal objetivo refletir criticamente sobre o ministério que lhe está associado, tendo como primeira Coordenadora a RSCM Ana Maria Ferreira Alves Gago.
A génese do Grupo remonta ao período compreendido entre os anos de 1975 e 1985, aquando de um momento de intensa reflexão do IRSCM no que diz respeito à sua organização estrutural e ministérios, com principal incidência na Pastoral da Fé.
Tendo em conta a “Declaração da Missão” saída do Capítulo Geral de 1990 e as orientações da “Carta Pastoral de 1989” da Conferência Episcopal Portuguesa, em 1991 é criado o Grupo Pastoral Juvenil especialmente vocacionado para a educação e formação de crianças e jovens e a evangelização e participação na animação das comunidades cristãs.
Tal como outros grupos seus contemporâneos, o Grupo Pastoral Juvenil foi primeiramente coordenado pela Comissão para a Missão e a prossecução da sua missão trabalhava em complementaridade com o Grupo Pastoral Vocacional, sendo ainda dinamizado por uma equipa representativa das zonas de intervenção do IRSCM, a saber: Norte, Beiras e Sul.
Em 1994 é formada a Equipa Responsável pela Pastoral Juvenil constituída por 8 RSCM representativas dos ministérios diretamente relacionados com a formação dos jovens, a saber: Colégios, Lares, Pastoral Paroquial e Missões “Ad Gentes”, a referida equipa estava diretamente relacionada com a Comissão dos Ministérios.
Em 1997, os Grupos Pastoral Juvenil e Pastoral Vocacional unem-se, passando a designar-se Grupo Pastoral Juvenil/Vocacional e a ser constituído por 7 RSCM e tinha como principais funções:
. despertar as Comunidades/RSCM para o seu compromisso na pastoral juvenil/vocacional como uma das missões privilegiadas da missão da Igreja e do IRSCM;
. abrir-se e fomentar a colaboração e participação em iniciativas eclesiais;
. refletir a realidade da evangelização na Província no âmbito da pastoral juvenil/vocacional;
. dinamizar a pastoral juvenil/vocacional implementando ações específicas;
. acompanhar as jovens que manifestem interesse em conhecer as RSCM e programar, para elas, ações específicas.
Na primeira década do século XXI(?) o referido Grupo dá lugar aos atuais Grupo Pastoral Vocacional e Grupo Pastoral com Jovens.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Contém, entre outras tipologias documentais, correspondência na forma de cartas circulares, atas (1996-2000), agendas e planos de atividades e ações promovidas pelo Grupo.
Accroissements
Mode de classement
Organização cronológica crescente das unidades de instalação.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d'accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
- italien
- portugais
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Note
Nota ao elemento de informação "Título": título formal.