Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1991 - 2000 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
3 u.i. (3 pt.); papel.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
As Comissões são grupos de RSCM criados pela Equipa/Conselho Provincial para a prossecução de determinado objetivo da Província durante um determinado período de tempo.
O trabalho de dinamização das Comissões envolve todas as RSCM da Província.
Nombre del productor
Historia administrativa
Primeiramente designada de Comissão para a Missão, a Comissão dos Ministérios, designação que passa a ter a partir de novembro de 1992, iniciou funções em 26 de setembro do referido ano, sendo constituída pelos seguintes grupos de trabalho: Centros Sociais, Colégios, Lares, Missões “Ad Gentes”, Pastoral Juvenil e Pastoral Paroquial.
A Comissão tinha como objetivos: refletir sobre os diferentes ministérios da Província Portuguesa, fornecer à Equipa/Conselho Provincial elementos que a ajudassem a refletir sobre aqueles ministérios, dinamizar os diferentes ministérios da Província Portuguesa e contribuir para a clarificação de conceitos relativos à missão/ministérios. A referida Comissão tinha como Coordenadora a RSCM Maria Fernanda Neto, como secretária a RSCM Ana Maria Ferreira A. Gago e como tesoureira a RSCM Judite da Silva Maia.
Nombre del productor
Historia administrativa
O Grupo Pastoral Juvenil é um dos grupos de trabalho associado à Comissão dos Ministérios e tinha como principal objetivo refletir criticamente sobre o ministério que lhe está associado, tendo como primeira Coordenadora a RSCM Ana Maria Ferreira Alves Gago.
A génese do Grupo remonta ao período compreendido entre os anos de 1975 e 1985, aquando de um momento de intensa reflexão do IRSCM no que diz respeito à sua organização estrutural e ministérios, com principal incidência na Pastoral da Fé.
Tendo em conta a “Declaração da Missão” saída do Capítulo Geral de 1990 e as orientações da “Carta Pastoral de 1989” da Conferência Episcopal Portuguesa, em 1991 é criado o Grupo Pastoral Juvenil especialmente vocacionado para a educação e formação de crianças e jovens e a evangelização e participação na animação das comunidades cristãs.
Tal como outros grupos seus contemporâneos, o Grupo Pastoral Juvenil foi primeiramente coordenado pela Comissão para a Missão e a prossecução da sua missão trabalhava em complementaridade com o Grupo Pastoral Vocacional, sendo ainda dinamizado por uma equipa representativa das zonas de intervenção do IRSCM, a saber: Norte, Beiras e Sul.
Em 1994 é formada a Equipa Responsável pela Pastoral Juvenil constituída por 8 RSCM representativas dos ministérios diretamente relacionados com a formação dos jovens, a saber: Colégios, Lares, Pastoral Paroquial e Missões “Ad Gentes”, a referida equipa estava diretamente relacionada com a Comissão dos Ministérios.
Em 1997, os Grupos Pastoral Juvenil e Pastoral Vocacional unem-se, passando a designar-se Grupo Pastoral Juvenil/Vocacional e a ser constituído por 7 RSCM e tinha como principais funções:
. despertar as Comunidades/RSCM para o seu compromisso na pastoral juvenil/vocacional como uma das missões privilegiadas da missão da Igreja e do IRSCM;
. abrir-se e fomentar a colaboração e participação em iniciativas eclesiais;
. refletir a realidade da evangelização na Província no âmbito da pastoral juvenil/vocacional;
. dinamizar a pastoral juvenil/vocacional implementando ações específicas;
. acompanhar as jovens que manifestem interesse em conhecer as RSCM e programar, para elas, ações específicas.
Na primeira década do século XXI(?) o referido Grupo dá lugar aos atuais Grupo Pastoral Vocacional e Grupo Pastoral com Jovens.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Contém, entre outras tipologias documentais, correspondência na forma de cartas circulares, atas (1996-2000), agendas e planos de atividades e ações promovidas pelo Grupo.
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Organização cronológica crescente das unidades de instalação.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
- italiano
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Nota ao elemento de informação "Título": título formal.