Subsecção B - Mali

Área de identidad

Código de referencia

PT IRSCM-PP IRSCM-PP/O/B

Título

Mali

Fecha(s)

  • 1980 - 2009 (Creación)

Nivel de descripción

Subsecção

Volumen y soporte

35 u.i. (18 env., 11 pt., 5 liv., 1 doss.); papel, papel fotográfico, cartão, plástico(?), metal.

Área de contexto

Nombre del productor

(1952-)

Historia administrativa

Na prossecução dos objetivos inerentes ao fim do IRSCM, “[…] procurar a glória de Deus, não somente pela santificação pessoal dos seus membros, mas também pela salvação do próximo.” (ponto 1 das “Constituições de 1850”), a partir de 1952, as RSCM da Província Portuguesa alargaram a sua ação pastoral para fora do território de Portugal Continental fundando Comunidades, ditas missões, em África (Moçambique e Mali) e na Ásia (Timor).
As missões das RSCM têm como principais objetivos a evangelização de jovens e adultos, a assistência e educação sanitária, a alfabetização, especialização profissional e promoção da dignidade da mulher, o apoio escolar a jovens, assim como às comunidades onde estão inseridos.

Nombre del productor

(1982-2009)

Historia administrativa

A Província Portuguesa do IRSCM instituiu duas Comunidades missionárias no Mali (África), a saber: em Kimparana e Fanterela.
A primeira fundação foi a Comunidade das RSCM de Kimparana, fundada em 1982, após pedidos dirigidos à Superiora Provincial, Margarida Maria Gonçalves (1952-1958/1976-1982), pelo Bispo de Sikasso, Jean-Baptiste Maria Cissé (1976-1996), entre 1980 e 1981.
Embora a decisão da fundação da Comunidade em Kimparana tenha sido efetivada ainda sob o governo da referida Superiora Provincial, somente em finais de setembro de 1982 se dá a partida das primeiras RSCM, já sob o governo de Ilda Saavedra Baptista (1982-1988).
Oficialmente, a Comunidade das RSCM de Kimparana foi fundada a 13 de outubro de 1982, altura em que as religiosas fazem a sua entrada naquela localidade, e trabalhava em ligação estreita com a Comunidade das RSCM da Província Francesa (atual Província Europeia do Norte) existente em Sanzana, que encerrou em junho de 1988.
Aquela primeira Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Maria da Conceição Loureiro, Maria Irene Pequito e Maria Teresa Rios, às quais se juntaram em 1984 e 1987, respetivamente, Maria Teresa Capitão e Iria Rodrigues.
A Comunidade e Missão das RSCM em Kimparana foi encerrada em 2009, tendo a sua missão pastoral sido continuada pelas “Soeurs de la Charité de Jesus et Marie”, instituição fundada na Bélgica em finais do século XVIII, inícios do século XIX.
A segunda fundação foi a Comunidade das RSCM de Fanterela a 27 de dezembro de 1997, embora a entrada oficial das RSCM se tenha verificado a 11 de janeiro de 1998.
Esta Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Ana Maria Ferreira Alves Gago (Coordenadora/Superiora Local), Françoise Wyckaert (RSCM da Província Francesa) e Maria Teresa Rios dos Santos, coadjuvadas localmente pelos padres Frido e Emídio.
A Comunidade e Missão das RSCM em Fanterela foi encerrada em 2008.

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Contém documentação/informação relativa às Comunidades que as RSCM fundaram no Mali, nomeadamente, em Kimparana e em Fanterela.
Apresenta as licenças para abrir e fechar as referidas Comunidades, assim como listas das RSCM que as integraram.
Reúne, entre outras tipologias documentais, correspondência, inventários, programas/planos e relatórios de atividades.
Integra os anais da Comunidade das RSCM de Kimparana, assim como os projetos comunitários.
Compreende iconografia.

Acumulaciones

Não estão previstos novos ingressos.

Sistema de arreglo

A organização da subsecção obedeceu à natureza dos documentos e da informação, procedendo-se a uma ordenação cronológica crescente das unidades de instalação e à constituição de uma série, a saber: Iconografia.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • alemán
  • francés
  • inglés
  • portugués

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    . Relação complementar: PT/IRSCM-PP/Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (F), Task Forces (SC), Estudo da Missão do Mali (SSC).

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Notas

    Nota ao elemento de informação “Título”: título atribuído.

    Notas

    Nota ao elemento de informação "Idioma do material": para além dos idiomas referidos, apresenta igualmente documentação e informação em dialetos autóctones africanos.

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Área de Ingreso