Unidade de Instalação 0007 - Mali Fanterela

Identity area

Reference code

PT IRSCM-PP IRSCM-PP/O/B/0007

Title

Mali Fanterela

Date(s)

  • 1991 - 2009 (Creation)

Level of description

Unidade de Instalação

Extent and medium

2 u.i. (1 pt., 1 env.); papel, papel fotográfico.

Context area

Name of creator

(1952-)

Administrative history

Na prossecução dos objetivos inerentes ao fim do IRSCM, “[…] procurar a glória de Deus, não somente pela santificação pessoal dos seus membros, mas também pela salvação do próximo.” (ponto 1 das “Constituições de 1850”), a partir de 1952, as RSCM da Província Portuguesa alargaram a sua ação pastoral para fora do território de Portugal Continental fundando Comunidades, ditas missões, em África (Moçambique e Mali) e na Ásia (Timor).
As missões das RSCM têm como principais objetivos a evangelização de jovens e adultos, a assistência e educação sanitária, a alfabetização, especialização profissional e promoção da dignidade da mulher, o apoio escolar a jovens, assim como às comunidades onde estão inseridos.

Name of creator

(1982-2009)

Administrative history

A Província Portuguesa do IRSCM instituiu duas Comunidades missionárias no Mali (África), a saber: em Kimparana e Fanterela.
A primeira fundação foi a Comunidade das RSCM de Kimparana, fundada em 1982, após pedidos dirigidos à Superiora Provincial, Margarida Maria Gonçalves (1952-1958/1976-1982), pelo Bispo de Sikasso, Jean-Baptiste Maria Cissé (1976-1996), entre 1980 e 1981.
Embora a decisão da fundação da Comunidade em Kimparana tenha sido efetivada ainda sob o governo da referida Superiora Provincial, somente em finais de setembro de 1982 se dá a partida das primeiras RSCM, já sob o governo de Ilda Saavedra Baptista (1982-1988).
Oficialmente, a Comunidade das RSCM de Kimparana foi fundada a 13 de outubro de 1982, altura em que as religiosas fazem a sua entrada naquela localidade, e trabalhava em ligação estreita com a Comunidade das RSCM da Província Francesa (atual Província Europeia do Norte) existente em Sanzana, que encerrou em junho de 1988.
Aquela primeira Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Maria da Conceição Loureiro, Maria Irene Pequito e Maria Teresa Rios, às quais se juntaram em 1984 e 1987, respetivamente, Maria Teresa Capitão e Iria Rodrigues.
A Comunidade e Missão das RSCM em Kimparana foi encerrada em 2009, tendo a sua missão pastoral sido continuada pelas “Soeurs de la Charité de Jesus et Marie”, instituição fundada na Bélgica em finais do século XVIII, inícios do século XIX.
A segunda fundação foi a Comunidade das RSCM de Fanterela a 27 de dezembro de 1997, embora a entrada oficial das RSCM se tenha verificado a 11 de janeiro de 1998.
Esta Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Ana Maria Ferreira Alves Gago (Coordenadora/Superiora Local), Françoise Wyckaert (RSCM da Província Francesa) e Maria Teresa Rios dos Santos, coadjuvadas localmente pelos padres Frido e Emídio.
A Comunidade e Missão das RSCM em Fanterela foi encerrada em 2008.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Encerra documentação/informação relativa à missão das RSCM no Mali, mais concretamente em Fanterela.
Documenta todo o processo administrativo-burocrático relativo à abertura e encerramento da Comunidade das RSCM de Fanterela, nomeadamente: originais e cópias de correspondência trocada com diversos indivíduos e entidades, onde se destacam a Diocese de Sikasso e a Cúria Generalícia.
Compreende a licença para abrir (modelo C1) com deferimento da Superiora Geral, Catherine Dolan (1995-2007), a 4 de fevereiro de 1997, assim como a licença para fechar (modelo C2) deferida pela mesma Superiora Geral a 25 de outubro de 2007.
Integra o inventário dos bens móveis adquiridos com financiamento das RSCM e a lista das RSCM que integraram a última Comunidade ilustrada com reproduções digitais das suas fotografias.
Reúne os projetos comunitários (2000-2003/2005-2007).
Contém 1 fotografia a cores das 3 primeiras RSCM da Comunidade, a saber: Ana Maria Gago, Françoise Wyckaest e Maria Teresa Rios.

Accruals

System of arrangement

Organização original.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French
  • Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Note

    Nota ao elemento de informação "Código de referência":
    localização física:
    . (antiga) IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco n.º 8, gaveta 8.1, bolsa 12;
    . (atual) AHIRSCM, cx. B0039, n.º 2; AHIRSCM, cx. F6-01, n.º 89. Por questões de conservação, a fotografia a cores foi retirada.

    Note

    Nota ao elemento de informação “Título”: título formal.

    Note

    Nota ao elemento de informação “Datas”: o ano de 1991remete para a data da informação.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Place access points

    Name access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Language(s)

      Script(s)

        Accession area