Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1870 - 1918 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 u.i. (1 liv.); papel, cartão, plástico(?).
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Equipa/Conselho Provincial é um órgão consultivo e deliberativo que auxilia a Superiora Provincial no governo da Província (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir do início do século XXI, na Província Portuguesa a função deliberativa foi-se sobrepondo à função consultiva constituindo-se como um órgão hierarquicamente mais horizontal.
É constituída pela Superiora Provincial, 2 Conselheiras, a Secretária Provincial e a Ecónoma Provincial (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir de 1983, abre-se a possibilidade de um maior número de Conselheiras, ficando a cargo de cada Província a sua escolha e nomeação (ponto 48, “Constituições de 1983”).
Entre outras funções, compete à Equipa/Conselho Provincial: propor para nomeação as Coordenadoras/Superioras Locais (ponto 363, “Constituições de 1850” e ponto 45a, “Constituições de 1983”), a Secretária e Ecónoma Provinciais (ponto 334, “Constituições de 1850” e ponto 47d, “Constituições de 1983”); supervisionar a administração os bens materiais da Província (pontos 352 a 354, “Constituições de 1850”); propor e admitir às várias etapas de formação as candidatas a RSCM (pontos 47d e 47, “Constituições de 1983”); promover a formação contínua dentro da Província trabalhando em proximidade com a Comissão de Formação, assim como com todas as Comissões da Província (ponto 48a, “Constituições de 1983”) e preparar o Capítulo Provincial (ponto 48a, “Constituições de 1983”).
Nome do produtor
História administrativa
Após consulta do respetivo Conselho, a Secretária Provincial é nomeada pela Superiora Provincial para um mandato de 3 anos que pode ser renovado por igual período, acompanhando a respetiva Superiora (ponto 48, “Constituições de 1983”).
A Secretária Provincial é membro "ex-officio" do Capítulo Provincial (ponto 49, “Constituições de 1983”) e compete-lhe, entre outras funções: auxiliar a Superiora Provincial no governo da Província, assim como o seu Conselho; comunicar à Secretária Geral toda a informação necessária e requerida; responsabilizar-se pelo Arquivo Provincial (ponto 48b, “Constituições de 1983”).
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Encerra as matrículas das RSCM que fizeram os seus votos no Colégio do Sagrado Coração de Maria, atual Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto) e em Tui (Espanha).
Apresenta um índice onomástico com entrada pelo nome de religião da respetiva RSCM.
Incorporações
Sistema de arranjo
Organização original.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
(relação complementar) PT/IRSCM-PP/Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria - Província Portuguesa (F), Formação (SC), Formação Inicial (SSC), Responsável pela Formação Inicial/Mestra das Noviças (SSSC), Atas das Cerimónias (SR).
Zona das notas
Nota
Nota ao elemento de informação "Código de referência":
localização física:
. antiga: IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco 7, gaveta 7.2, bolsa 9;
. atual: AHIRSCM, cx. A018, n.º 5.
Nota
Nota ao elemento de informação “Título”: atribuído. O título formal da unidade de instalação “livro” é, com atualização da grafia: “Atas das Cerimónias n.º 9”. A unidade de instalação “pasta” apresentava o seguinte título formal “Actas das Cerimónias n.º 9”.
Nota
Nota ao elemento de informação “Datas”: o intervalo apresentado remete para a data da informação tendo em conta a entrada da futura RSCM no IRSCM.
Nota
Nota ao elemento de informação “Âmbito e conteúdo”: com registos estruturalmente idênticos a outras unidades de instalação da série “Livros de matrícula”, apresenta informação sobre o prelado que recebeu os votos das RSCM.