Fundo IRSCM-PP - Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria - Província Portuguesa

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

PT IRSCM-PP IRSCM-PP

Título

Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria - Província Portuguesa

Data(s)

  • 1866 - 2015 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

916 u.i. (738 pt., 91 env., 63 liv., 20 cap., 2 cad., 1 doss.); papel, papel fotográfico, papel de jornal, papel vegetal, papel autocolante, cartão, couro(?), acetato, plástico(?), película fotográfica, metal, tecido.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

O IRSCM foi fundado em Béziers (França) a 24 de fevereiro de 1849 pelo Venerável Padre Jean Gailhac (1802-1890) e pela Madre Saint Jean Pélissier Cure (1809-1869), tendo como objetivo primordial promover e incentivar a educação e formação de mulheres e crianças.
Em Portugal, o IRSCM está presente desde 1871, ano em que algumas Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) se estabeleceram no "Colégio Inglês de Miss Hennessy" (Porto), precursor do atual Colégio de Nossa Senhora do Rosário.
Da cidade do Porto as RSCM projetaram-se um pouco por todo o país instituindo colégios, escolas gratuitas/patronatos, lares e residências universitárias, assim como estabelecendo presença junto de comunidades pobres e marginalizadas pela sociedade.
A Província Portuguesa do IRSCM foi instituída em 1904 e teve na RSCM Maria da Eucaristia Lencastre a sua primeira Vigária Provincial (1904-1930).
Com a implantação da República (5 de outubro de 1910), as RSCM exilam-se em Tui (Espanha) onde fundam um colégio (1911) e estabelecem o noviciado (1917), ali permanecendo até 1933. Em 1920, regressam a Portugal com a fundação de um colégio em Espinho. Atualmente, o IRSCM tem comunidades locais e obras educativas e assistenciais em Braga, Cabeço de Vide, Coimbra, Costa Nova do Prado, Covilhã, Fátima, Guimarães, Lisboa, Murtosa e Porto.
Para além da missão que desenvolveu em Portugal Continental, o IRSCM expandiu a sua missão para Moçambique (1952-1974) e para o Mali (1982-2009), marcando presença em Timor Leste desde 2013.
Desde a sua fundação até à atualidade a Província Portuguesa teve como Vigárias Provinciais, após a década de 30 do século XX, Superioras Provinciais as seguintes RSCM: Maria Margarida de Almeida Lencastre em religião, Maria da Eucaristia Lencastre (1904-1930); Lucília Alice Barbosa Martins em religião, Maria do Coração Imaculado Martins (1930-1936); Maria Amélia Gomes Conde, em religião Maria da Saint Foy Conde (1936-1937); Elisabeth Aloysia Twomey, em religião Maria Xavier Twomey (1937-1946); Maria da Conceição Soares Teixeira, em religião Inês de Jesus Teixeira (1946-1952); Maria Salomé Gonçalves, em religião Margarida Maria Gonçalves (1952-1958); Maria Leonor Fernandes Alhinho, em religião Maria Aloísia Fernandes (1958-1964); Maria da Encarnação Serra, em religião Maria do Nascimento Serra (1964-1970); Maria Lúcia Neto Brandão, em religião Isabel do Sagrado Coração Brandão (1970-1976); Maria Salomé Gonçalves, em religião Margarida Maria Gonçalves (1976-1982); Ilda Saavedra Baptista, em religião Maria do Salvador Saavedra (1982-1988); Maria Teresa Morgadinha, em religião Maria Stella Morgadinho (1988-1994); Maria Lúcia Neto Brandão, em religião Isabel do Sagrado Coração Brandão (1994-2000); Maria Emília Cardoso de Lemos Peliz (2000-2006); Maria Teresa Dias Nogueira (2006-2012): Maria Emília Cardoso de Lemos Peliz (2012-2013); Isabel Maria Oliveira Grangeon Ribeiro Lopes (2013-2019); Maria Teresa Dias Nogueira (2019- ).

História do arquivo

A documentação sem valor administrativo imediato, assim como a documentação de estruturas orgânicas encerradas foi preparada pela Secretária Provincial e transferida das instalações do Arquivo Provincial, sitas no Centro Provincial (Lisboa), em 14 de julho de 2016, 7 de junho, 7 de julho, 22 de agosto e 14 de setembro de 2017, 2 de maio e 12 de novembro de 2018.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência proveniente das instalações do Arquivo Provincial, sitas no Centro Provincial (Lisboa), entre 14 de julho de 2016 e 12 de novembro de 2018.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Apresenta originais e cópias de documentação/informação produzida e recebida pelas diversas estruturas orgânicas da Província Portuguesa do IRSCM.
Compreende correspondência, atas, relatórios produzidos e recebidos por, entre outras, a Equipa/Conselho Provincial, a Superiora Provincial e a Secretária Provincial.
Reúne livros de direções, manuais e normas administrativas, livros de matrícula, assim como os livros de atas das cerimónias de votos das RSCM.
Apresenta agendas/programas, atas de reuniões, inquéritos, e respetivas respostas, de estruturas como Comissões, Grupos, Task Forces, Equipas, entre outras.
Contém documentação/informação relativa ao Capítulo Geral, Capítulo Provincial, Assembleia Provincial e Assembleia Regional, assim como às Missões realizadas pelas RSCM a Moçambique e ao Mali.
Encerra, entre outras tipologias documentais, os projetos comunitários, e respetiva avaliação, e os anais/crónicas das diversas Comunidades Locais de RSCM espalhadas por Portugal.
Integra os processos das RSCM, assim como iconografia, na forma de fotografia, película fotográfica e cartões/postais ilustrados.

Incorporações

Estão previstos novos ingressos em data ainda a definir.

Sistema de arranjo

A organização do Fundo obedeceu à natureza dos documentos e da informação por eles veiculada, tendo sido agrupados nas seguintes secções:
A: Constituição e Regulamentação
B: Equipa/Conselho Provincial
C: Conselho Provincial Ampliado
D: Conselho Provincial Ampliado Alargado
E: Capítulo Provincial
F: Delegadas ao Capítulo Geral
G: Assembleia Provincial
H: Assembleia Regional
I: Formação
J: Comissões
K: Grupos
L: Task Forces
M: Equipas
N: Comunidades
O: Missões
P: Encontros
Q: Eventos
R: Estudos e Fontes
S: Beatificação do Fundador
T: Arquivo
U: Publicações
V: Iconografia

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.

Condiçoes de reprodução

Constantes no regulamento que prevê algumas restrições tendo em conta a tipologia dos documentos, seu estado de conservação e fim a que se destina a reprodução, sendo cada caso analisado per se.

Idioma do material

  • alemão
  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • italiano
  • latim
  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    . quadro de classificação [impresso e digital/PDF (Portable Document Format)];
    . catálogo [digital/PDF (Portable Document Format)].

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    . (relação completiva) PT/IRSCM-PP/Coleção de História e Fontes da Província Portuguesa do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (Col. F.);
    . (relação completiva) PT/IRSCM-PP/Coleção de Documentos para a História da Missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria em Moçambique e da Região de Moçambique (Col. F.).

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Nota ao elemento de informação “Título”: título formal.

    Nota

    Nota ao elemento de informação “Datas”: o intervalo de tempo apresentado remete para a data da informação.

    Nota

    Nota ao elemento de informação "Idioma do material": a documentação/informação aparece também nos dialetos autóctones do Mali.

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Objeto digital (Matriz) zona de direitos

        Objeto digital (Referência) zona de direitos

        Objeto digital (Ícone) zona de direitos

        Área de ingresso