Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1951 - ? (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
1 u.i. (1 env.); papel fotográfico.
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Segundo o ponto 363 das “Constituições de 1850”, uma Comunidade Local só pode ser estabelecida e suprimida com licença da Superiora Geral, voto deliberativo do respetivo Conselho e aprovação do Bispo local, sendo que, nas “Constituições de 1983”, a aprovação daquele deixa de ser necessária aquando da supressão (ponto 47c).
As Comunidades Locais são governadas por uma Superiora Local, nomeada pela Superiora Geral, após proposta da Superiora Provincial e respetivo Conselho, e voto deliberativo do Conselho Geral (ponto 364 das “Constituições de 1850”).
Escolhida entre as RSCM de votos perpétuos e com, pelo menos, 30 anos de idade, a Superiora Local exerce um mandato de 3 anos, com possibilidade de prolongamento por mais 3, cabendo-lhe promover junto da Comunidade o espírito e missão do IRSCM, observando as “Constituições” e outras normas, assim como todas as diretrizes emanadas da respetiva Superiora Provincial e Superiora Geral (pontos 365 a 375 das “Constituições de 1850”).
Na sua missão, a Superiora Local pode ser auxiliada por 1 ou 2 Conselheiras, conforme o número de religiosas professas que tenha seu cargo, sendo ela que representa a Comunidade junto da Província, do Generalato e da Igreja local/diocesana.
As “Constituições em 1983” alteram para Coordenadora a designação da responsável de uma Comunidade Local (ponto 45), passando a sua nomeação a ser feita pela Superiora Provincial (ponto 45a), estabelecendo-se a possibilidade de prolongar o seu mandato para além dos referidos 6 anos.
Nom du producteur
Histoire administrative
O Colégio do Sagrado Coração de Maria de Fátima (freg. do con. de Ourém, distr. de Santarém, prq. de Fátima, dio. de Leiria-Fátima) foi inaugurado no dia 29 de abril de 1951, funcionando, até à atualidade, no n.º 40 da rua Jacinta Marto.
Com internato e externato, de 1951 até 1960 nele funciona o ensino primário e o primeiro ciclo liceal, tendo o segundo ciclo liceal começado a funcionar no referido ano de 1960.
Por volta de 1965 o Colégio deixa de ministrar o ensino primário e nesse mesmo ano dá por terminadas as primeiras obras de ampliação das suas instalações.
Na década de 70 leciona cursos noturnos do ensino preparatório e liceal, passando, em 1973, a regime de coeducação e em 1975 passa a ser subsidiado pelo Estado Português.
Em 1981 encerra o regime de internato e é construído um novo pavilhão.
Já no século XXI, nomeadamente em 2002 e 2003, as instalações do Colégio sofrem novas obras de ampliação e renovação de espaços.
Histoire archivistique
A documentação encontrava-se junta, na mesma u.i. (env.), com documentação pertencente às seguintes subsecções da secção Comunidades: Lar Universitário do Sagrado Coração de Maria (São Bento - Lisboa), Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto), Lar do Sagrado Coração de Maria (Viseu) e Colégio do Sagrado Coração de Maria (Aveiro); secção Formação, subsecção Formação Inicial a subsubsecção Noviciado; da secção Missões a subsecção Moçambique e da secção Iconografia, tendo sido retirada e integrada na respetiva secção e subsecção.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Encerra 2 fotografias e 1 bilhete postal a p&b com pormenores e vistas do edifício do Colégio.
Accroissements
Mode de classement
Organização original.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d'accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
- portugais
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Note
Nota ao elemento de informação "Código de referência":
localização física:
. (antiga) IRSCM-PP, Arquivo Provincial;
. (atual) AHIRSCM, cx. F1-035, n.º 4, fot. 4, 5 e 6.
Note
Nota ao elemento de informação “Título”: título atribuído. O título formal é “Fotos Arq[uivo] Histórico”;
Note
Nota ao elemento de informação “Datas”: data crítica. A documentação não apresenta qualquer data [post. 1951].