Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1991 - 2000 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 u.i. (1 pt.); papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
As Comissões são grupos de RSCM criados pela Equipa/Conselho Provincial para a prossecução de determinado objetivo da Província durante um determinado período de tempo.
O trabalho de dinamização das Comissões envolve todas as RSCM da Província.
Nome do produtor
História administrativa
Primeiramente designada de Comissão para a Missão, a Comissão dos Ministérios, designação que passa a ter a partir de novembro de 1992, iniciou funções em 26 de setembro do referido ano, sendo constituída pelos seguintes grupos de trabalho: Centros Sociais, Colégios, Lares, Missões “Ad Gentes”, Pastoral Juvenil e Pastoral Paroquial.
A Comissão tinha como objetivos: refletir sobre os diferentes ministérios da Província Portuguesa, fornecer à Equipa/Conselho Provincial elementos que a ajudassem a refletir sobre aqueles ministérios, dinamizar os diferentes ministérios da Província Portuguesa e contribuir para a clarificação de conceitos relativos à missão/ministérios. A referida Comissão tinha como Coordenadora a RSCM Maria Fernanda Neto, como secretária a RSCM Ana Maria Ferreira A. Gago e como tesoureira a RSCM Judite da Silva Maia.
Nome do produtor
História administrativa
O Grupo Pastoral Paroquial é um dos grupos de trabalho associado à Comissão dos Ministérios e tinha como principal objetivo refletir criticamente sobre o ministério que lhe está associado, tendo como primeira Coordenadora a RSCM Maria Armanda Miranda Ramos.
O Grupo iniciou o seu ministério em 1992(?) sendo constituído por 6 RSCM, a saber: Cecília da Conceição Cruz, Maria Armanda Miranda Ramos, Maria Augusta Fernandes, Maria Julieta Dias, Maria de Lourdes Marques e Maria Salete Marques.
No início do século XX, o Grupo torna-se autónomo mantendo-se assim até à atualidade (triénio de 2016-2019), passando a ser constituído por RSCM, entre elas a responsável pela Pastoral Vocacional, e por leigos.
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém, entre outras tipologias documentais, as atas das reuniões (1992-2000) e correspondência na forma de cartas circulares.
Incorporações
Sistema de arranjo
Organização cronológica crescente das unidades de instalação.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota ao elemento de informação "Título": título formal.