Unidade de Instalação 0001 - Covilhã – Colégio documentação vária

Identity area

Reference code

PT IRSCM-PP IRSCM-PP/N/E/0001

Title

Covilhã – Colégio documentação vária

Date(s)

  • 1963 - 1997 (Creation)

Level of description

Unidade de Instalação

Extent and medium

2 u.i. (1 pt., 1 cap.); papel.

Context area

Name of creator

(1871-)

Administrative history

Segundo o ponto 363 das “Constituições de 1850”, uma Comunidade Local só pode ser estabelecida e suprimida com licença da Superiora Geral, voto deliberativo do respetivo Conselho e aprovação do Bispo local, sendo que, nas “Constituições de 1983”, a aprovação daquele deixa de ser necessária aquando da supressão (ponto 47c).
As Comunidades Locais são governadas por uma Superiora Local, nomeada pela Superiora Geral, após proposta da Superiora Provincial e respetivo Conselho, e voto deliberativo do Conselho Geral (ponto 364 das “Constituições de 1850”).
Escolhida entre as RSCM de votos perpétuos e com, pelo menos, 30 anos de idade, a Superiora Local exerce um mandato de 3 anos, com possibilidade de prolongamento por mais 3, cabendo-lhe promover junto da Comunidade o espírito e missão do IRSCM, observando as “Constituições” e outras normas, assim como todas as diretrizes emanadas da respetiva Superiora Provincial e Superiora Geral (pontos 365 a 375 das “Constituições de 1850”).
Na sua missão, a Superiora Local pode ser auxiliada por 1 ou 2 Conselheiras, conforme o número de religiosas professas que tenha seu cargo, sendo ela que representa a Comunidade junto da Província, do Generalato e da Igreja local/diocesana.
As “Constituições em 1983” alteram para Coordenadora a designação da responsável de uma Comunidade Local (ponto 45), passando a sua nomeação a ser feita pela Superiora Provincial (ponto 45a), estabelecendo-se a possibilidade de prolongar o seu mandato para além dos referidos 6 anos.

Name of creator

(1963-1980)

Administrative history

O Colégio do Sagrado Coração de Maria da Covilhã (con. do distr. de Castelo Branco, dio. da Guarda) foi fundado a 7 de outubro de 1963 sob a égide de Nossa Senhora do Rosário. Primeiramente partilhando governo e material com o seu homónimo da Guarda e somente em regime de externato, em 1964, com o aumento da Comunidade de RSCM a ele associada, passa a ter governo próprio e regime de internato.
O Colégio e a Comunidade de RSCM a ela associada estiveram sediados na r. de Santo António, em edifício propositadamente erigido para o efeito, até janeiro de 1980. Ali funcionaram o curso primário elementar e os cursos secundários do 1.º e 2.º ciclo. O ensino liceal deixou de funcionar a 14 de junho de 1974 e os ensinos primário e preparatório a 2 de maio de 1976. Já o ensino pré-primário deixou de funcionar no ano letivo de 1981-1982.
A 17 de novembro de 1978 o referido edifício foi vendido ao Instituto Politécnico da Covilhã, atual Universidade da Beira Interior, tendo as RSCM abandonado definitivamente aquelas instalações no ano de 1980.
Durante o biénio de 1963-1964 foram Superioras Locais da Comunidade de RSCM do colégio, Maria Celina Coelho (1963-1964) e Maria da Purificação Guerra (1964).

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Encerra documentação relativa à fundação do Colégio, onde se destaca a ficha da comunidade com informação datada do ano de 1976, uma memória de da Diretora do Colégio, Graciema Pereira da Silva, enviada à Secretária Provincial, Cidália Santos (s.d.) e vários fragmentos de publicações periódicas noticiando a fundação do Colégio e a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da sua capela em 1965.
Compreende originais e cópias de correspondência trocada com várias personalidades nomeadamente entre as Superioras Provinciais, Maria Aloísia Fernandes Alhinho (1959-1964), Maria Lúcia Neto Brandão (1970-1976/1994-2000) e Margarida Maria Gonçalves (1976 -1982), e o Bispo da Guarda, D. Policarpo da Costa Vaz (1960-1979), assim como com o Diretor Geral da Administração Escolar do Ministério da Educação e Cultura e o Diretor dos Serviços Sociais Universitários da Covilhã, Zaro Anita Delgado e Fernandes.
Integra a minuta da proposta de arrendamento das instalações do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Braga ao Ministério da Educação.
Contém as pautas das alunas do 2.º e 5.º ano relativas ao ano de 1966.
Apresenta as crónicas da Comunidade de RSCM associada ao Colégio (1964-1967).

Accruals

System of arrangement

Organização original.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • French
  • Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Note

    Nota ao elemento de informação "Código de referência":
    localização física:
    . (antiga) IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco n.º 8, gaveta 8.1, bolsa 7;
    . (atual) AHIRSCM, cx. B0033, n.º 7; AHIRSCM, cx. C032, n.º 1. Por razões de conservação um fragmento da publicação periódica "Notícias da Covilhã" for retirado.

    Note

    Nota ao elemento de informação “Título”: título formal.

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Place access points

    Genre access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Language(s)

      Script(s)

        Accession area