Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1970 - 1971 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 u.i. (1 pt.); papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Equipa/Conselho Provincial é um órgão consultivo e deliberativo que auxilia a Superiora Provincial no governo da Província (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir do início do século XXI, na Província Portuguesa a função deliberativa foi-se sobrepondo à função consultiva constituindo-se como um órgão hierarquicamente mais horizontal.
É constituída pela Superiora Provincial, 2 Conselheiras, a Secretária Provincial e a Ecónoma Provincial (ponto 333, “Constituições de 1850”). A partir de 1983, abre-se a possibilidade de um maior número de Conselheiras, ficando a cargo de cada Província a sua escolha e nomeação (ponto 48, “Constituições de 1983”).
Entre outras funções, compete à Equipa/Conselho Provincial: propor para nomeação as Coordenadoras/Superioras Locais (ponto 363, “Constituições de 1850” e ponto 45a, “Constituições de 1983”), a Secretária e Ecónoma Provinciais (ponto 334, “Constituições de 1850” e ponto 47d, “Constituições de 1983”); supervisionar a administração os bens materiais da Província (pontos 352 a 354, “Constituições de 1850”); propor e admitir às várias etapas de formação as candidatas a RSCM (pontos 47d e 47, “Constituições de 1983”); promover a formação contínua dentro da Província trabalhando em proximidade com a Comissão de Formação, assim como com todas as Comissões da Província (ponto 48a, “Constituições de 1983”) e preparar o Capítulo Provincial (ponto 48a, “Constituições de 1983”).
Nome do produtor
História administrativa
O Conselho Provincial de Educação iniciou funções em 1968, conforme as deliberações saídas do Capítulo Geral de 1968-1969, e funcionou até meados da década de 70(?) do século XX, tendo como principal objetivo reforçar a missão apostólica da Província Portuguesa do IRSCM no que diz respeito à educação e formação, tanto das RSCM como da comunidade leiga por elas apoiada.
Foi constituído pelas seguintes RSCM: Maria Humberta Freitas, Maria José Torres, Maria Teresa Morgadinho e Maria do Verbo Divino Quinteiro.
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Transferência.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Encerra o mapa estatístico do nível habilitacional das RSCM no biénio 1970-1971, assim como o texto para reflexão “A Igreja e a Juventude de Hoje” (s.d.).
Compreende as sugestões da Província Portuguesa a apresentar no Conselho Geral Ampliado de 1971.
Integra a ata da reunião do Conselho Provincial de Educação que teve lugar em Lisboa entre 21 e 23 de novembro de 1971 e onde esteve presente a RSCM Margarida Maria Gonçalves, Superiora Geral (1963-1975).
Apresenta o parecer do referido Conselho sobre a missão apostólica do IRSCM.
Contém a apreciação do projeto do sistema escolar da Federação Nacional do Institutos Religiosos Femininos (Lisboa, 29 de abril de 1971).
Incorporações
Sistema de arranjo
Organização original.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota ao elemento de informação "Código de referência":
localização física:
. antiga: IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco 4, gaveta 4.3;
. atual: AHIRSCM, cx. B0078, n.º 5.
Nota
Nota ao elemento de informação "Título": título formal.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Conselho Geral Ampliado (1971) (Assunto)
- Margarida Maria Gonçalves (Assunto)
- Margarida Maria Maricoto Gonçalves (Assunto)
- Maria Salomé Gonçalves (Assunto)
- Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (Assunto)