Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1990 - 2003 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
2 u.i. (1 pt., 1 env); papel, papel fotográfico.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Segundo o ponto 363 das “Constituições de 1850”, uma Comunidade Local só pode ser estabelecida e suprimida com licença da Superiora Geral, voto deliberativo do respetivo Conselho e aprovação do Bispo local, sendo que, nas “Constituições de 1983”, a aprovação daquele deixa de ser necessária aquando da supressão (ponto 47c).
As Comunidades Locais são governadas por uma Superiora Local, nomeada pela Superiora Geral, após proposta da Superiora Provincial e respetivo Conselho, e voto deliberativo do Conselho Geral (ponto 364 das “Constituições de 1850”).
Escolhida entre as RSCM de votos perpétuos e com, pelo menos, 30 anos de idade, a Superiora Local exerce um mandato de 3 anos, com possibilidade de prolongamento por mais 3, cabendo-lhe promover junto da Comunidade o espírito e missão do IRSCM, observando as “Constituições” e outras normas, assim como todas as diretrizes emanadas da respetiva Superiora Provincial e Superiora Geral (pontos 365 a 375 das “Constituições de 1850”).
Na sua missão, a Superiora Local pode ser auxiliada por 1 ou 2 Conselheiras, conforme o número de religiosas professas que tenha seu cargo, sendo ela que representa a Comunidade junto da Província, do Generalato e da Igreja local/diocesana.
As “Constituições em 1983” alteram para Coordenadora a designação da responsável de uma Comunidade Local (ponto 45), passando a sua nomeação a ser feita pela Superiora Provincial (ponto 45a), estabelecendo-se a possibilidade de prolongar o seu mandato para além dos referidos 6 anos.
Nombre del productor
Historia administrativa
O Lar/Residência para alunas universitárias do IRSCM em Aveiro (con., distr. e dio.) foi fundado em 1990, dando continuidade à ação apostólica do Instituto nesta cidade após o encerramento do Colégio do Sagrado Coração de Maria em 1988.
Sediado no n.º 23 da rua Ciudad Rodrigo, o Lar funcionou até 2003.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Contém os projetos comunitários da Comunidade das RSCM associada ao Lar Universitário do SCM de Aveiro (1992-2003).
Encerra, entre outras, as licenças para abrir (modelo C1) e para fechar (modelo C2) uma comunidade com deferimento das Superioras Gerais, Patricia Connor (1985-1995) e Catherine Dolan (1995-2007), em 20 de junho de 1990 e 7 de maio de 2003, respetivamente.
Compreende 3 fotografias a cores documentando a inauguração do referido lar sendo, uma delas, da comunidade de religiosas a ele associado, a saber: Maria do Céu Quinteiro Lopes, Coordenadora/Superiora Local e Diretora do Lar, Aldina de Oliveira Marques Ramos, Angelina Freitas, Luísa Alves Gonçalves Anjo, Lucinda da Silva Fernandes, Margarida Maria de Carvalho Pinto Coelho, Maria da Conceição Batista Maciel, Maria José Moreira de Mesquita e Maria Rute Pereira da Silva.
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Organização original.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Nota ao elemento de informação: "Código de referência":
localização física:
. (antiga) IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco n.º 8, gaveta 8.1, bolsa 3;
. (atual) AHIRSCM, cx. B0032, n.º 6; AHIRSCM, cx. F6-01, n.º 81. Por questões de conservação, as fotografias a cores foram retiradas.
Notas
Nota ao elemento de informação “Título”: título formal. Foi desenvolvida a abreviatura presente, a saber: “Aveiro Lar Unive[rsitário] rua Ciudad Rodrigo”.
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Catherine Dolan (Materia)
- Patrícia Connor (Materia)
- Maria do Céu Quinteiro Lopes (Materia)
- Aldina de Oliveira Marques Ramos (Materia)
- Angelina Freitas (Materia)
- Luísa Alves Gonçalves Anjo (Materia)
- Lucinda da Silva Fernandes (Materia)
- Margarida Maria de Carvalho Pinto Coelho (Materia)
- Maria da Conceição Batista Maciel (Materia)
- Maria José Moreira de Mesquita (Materia)
- Maria Rute Pereira da Silva (Materia)