Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2000 - 2005 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
1 u.i. (1 pt.); papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Na prossecução dos objetivos inerentes ao fim do IRSCM, “[…] procurar a glória de Deus, não somente pela santificação pessoal dos seus membros, mas também pela salvação do próximo.” (ponto 1 das “Constituições de 1850”), a partir de 1952, as RSCM da Província Portuguesa alargaram a sua ação pastoral para fora do território de Portugal Continental fundando Comunidades, ditas missões, em África (Moçambique e Mali) e na Ásia (Timor).
As missões das RSCM têm como principais objetivos a evangelização de jovens e adultos, a assistência e educação sanitária, a alfabetização, especialização profissional e promoção da dignidade da mulher, o apoio escolar a jovens, assim como às comunidades onde estão inseridos.
Nome do produtor
História administrativa
A Província Portuguesa do IRSCM instituiu duas Comunidades missionárias no Mali (África), a saber: em Kimparana e Fanterela.
A primeira fundação foi a Comunidade das RSCM de Kimparana, fundada em 1982, após pedidos dirigidos à Superiora Provincial, Margarida Maria Gonçalves (1952-1958/1976-1982), pelo Bispo de Sikasso, Jean-Baptiste Maria Cissé (1976-1996), entre 1980 e 1981.
Embora a decisão da fundação da Comunidade em Kimparana tenha sido efetivada ainda sob o governo da referida Superiora Provincial, somente em finais de setembro de 1982 se dá a partida das primeiras RSCM, já sob o governo de Ilda Saavedra Baptista (1982-1988).
Oficialmente, a Comunidade das RSCM de Kimparana foi fundada a 13 de outubro de 1982, altura em que as religiosas fazem a sua entrada naquela localidade, e trabalhava em ligação estreita com a Comunidade das RSCM da Província Francesa (atual Província Europeia do Norte) existente em Sanzana, que encerrou em junho de 1988.
Aquela primeira Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Maria da Conceição Loureiro, Maria Irene Pequito e Maria Teresa Rios, às quais se juntaram em 1984 e 1987, respetivamente, Maria Teresa Capitão e Iria Rodrigues.
A Comunidade e Missão das RSCM em Kimparana foi encerrada em 2009, tendo a sua missão pastoral sido continuada pelas “Soeurs de la Charité de Jesus et Marie”, instituição fundada na Bélgica em finais do século XVIII, inícios do século XIX.
A segunda fundação foi a Comunidade das RSCM de Fanterela a 27 de dezembro de 1997, embora a entrada oficial das RSCM se tenha verificado a 11 de janeiro de 1998.
Esta Comunidade era constituída pelas seguintes RSCM: Ana Maria Ferreira Alves Gago (Coordenadora/Superiora Local), Françoise Wyckaert (RSCM da Província Francesa) e Maria Teresa Rios dos Santos, coadjuvadas localmente pelos padres Frido e Emídio.
A Comunidade e Missão das RSCM em Fanterela foi encerrada em 2008.
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Encerra 4 capilhas, 3 delas assim designadas: “Processo de Avaliação da Nossa Presença no Mali”, “Relatório: Visita ao Mali – Dez. 2002: Maria Emília Peliz – Sup[eriora] Provincial: Carolina Saleiro e Silva – Ecón[oma] Provincial”, “Correspondência – Vária” e 1 sem qualquer designação.
Encerra originais e cópias de correspondência trocada entre a Diocese de Sikasso, a Província Portuguesa do IRSCM e as Comunidades das RSCM em missão no Mali, a saber: Kimparana e Fanterela.
Reúne extratos das seguintes atas: da reunião do Conselho Provincial Alargado (Fátima, 28 de março de 2004), da reunião do Conselho Geral com o Conselho Provincial (Lisboa, 28 de abril de 2004), da reunião do Conselho Provincial Ampliado Alargado (5-6 de junho de 2004) e da reunião da Equipa Provincial (Lisboa, 19 de novembro de 2004).
Integra a ata do Conselho Provincial Alargado (Fátima, 7 de maio de 2004).
Compreende o relatório da visita do Conselho Geral às comunidades das RSCM no Mali, que teve lugar entre 19 de dezembro de 2003 e 8 de janeiro de 2004, assim como o relatório da visita da Superiora Provincial, Maria Emília Cardoso de Lemos Peliz (2000-2006), e da Ecónoma Provincial, Carolina Saleiro e Silva (1994-2003), em dezembro de 2002.
Incorporações
Sistema de arranjo
Organização original.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- francês
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota ao elemento de informação "Código de referência":
localização física:
. (antiga) IRSCM-PP, Arquivo Provincial, bloco n.º 8, gaveta 8.1, bolsa 14;
. (atual) AHIRSCM, cx. B0039, n.º 4.
Nota
Nota ao elemento de informação “Título”: título formal. Foi desenvolvida a abreviatura presente, a saber: “Avaliação presença Mali visita dos dois Conselhos contrato c[om] Bispo”.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Maria Emília Cardoso Lemos Peliz (Assunto)
- Carolina Saleiro e Silva (Assunto)
- Diocese de Sikasso (Assunto)
- Conselho Provincial Alargado (Assunto)
- Conselho Geral (Assunto)
- Conselho Provincial (Assunto)
- Conselho Provincial Ampliado Alargado (Assunto)
- Equipa Provincial (Assunto)