Encerra listas e registos em ficha das habilitações literárias das RSCM.
Contém as listas dos cursos de verão e das RSCM que os frequentaram (1968-1970).
Encerra as atas das reuniões do Grupo (1993-2000).
Reúne os originais das fichas informativas, da responsabilidade do Secretariado Nacional da Educação Cristã, dos lares pertencentes à Província Portuguesa do IRSCM (s.d.).
Apresenta o “Ideário dos Lares do IRSCM” (s.d.).
Compreende as agendas, planificações e demais documentação/informação relativa às atividades desenvolvidas pelo referido Grupo, assim como os relatórios síntese do trabalho concretizado.
Integra correspondência na forma de cartas circulares.
Contém 2 exemplares do “Projecto Educativo e Ideário” para os lares das RSCM da autoria de Milton Lopes d’Encarnação (Viseu, 23 de março de 1991).
Encerra a carta circular do dia 10 de abril de 1986 das RSCM Rosemary Lenehan, Judith Lupo e Catherine Dolan solicitando o preenchimento de um inquérito/questionário com vista a aferir sobre a situação demográfica e financeira da Província Portuguesa, assim como as respetivas fichas daquele preenchidas (28 de maio de 1986).
Compreende as observações feitas pelo Conselho Provincial ao referido inquérito/questionário (s.d.).
Encerra correspondência enviada pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF).
Contém material informativo e didático sobre formação/cursos promovidos pela referida instituição, assim como os seus estatutos.
Apresenta as fichas de atualização de dados (1999) com informação sobre o IRSCM e as Comunidades da Província Portuguesa.
Encerra fichas individuais de noviças [196--197-] e listas de postulantes admitidas ao Noviciado (1964-1970).
Reúne requerimentos de prorrogação do período de Postulantado e Noviciado e respetivos deferimentos da Cúria Generalícia (Roma, Itália) e da Cúria Romana (Vaticano) (1963-1967).
Compreende correspondência, maioritariamente, com requerimentos de admissão ao IRSCM (196-).
Apresenta listas de aspirantes, assim como as suas classificações escolares (196-?).
Integra os procedimentos administrativos e cerimoniais para os diversos momentos da vida de uma RSCM, a saber: admissão enquanto candidata, passagem ao Noviciado, passagem aos primeiros compromissos e profissão perpétua (s.d.), assim como os “Estatutos do Pré-Postulantado do «Sacré-Coeur de Marie»” (s.d.) e ainda o “Regulamento dos Aspirantados do «Sacré-Coeur de Marie»: Província Brasileira” (1963).
Contém os dados estatísticos das admissões ao IRSCM do período compreendido entre 1954 e 1964.
Encerra as atas das reuniões do Grupo (1998-2000) às quais de encontram anexadas outras tipologias documentais como: programação e avaliação de atividades e correspondência.
Contém textos para reflexão e debate sobre as temáticas da justiça e da pobreza, assim como programa e ficha de inscrição, entre outros, para o “Encontro sobre o Jubileu e a Dívida dos Países Pobres” (Lisboa, 21 de março de 1998) e o “Seminário «Terceiro Sector. Conhecem-no?»” (Lisboa, 6 de julho de 1999).
Integra os números 11, 12 e 13 da publicação periódica “Rediteia: Revista de Política Social da Rede Europeia Anti-Pobreza” (setembro-dezembro de 1998).
Encerra dados estatísticos solicitados pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF) relativos aos seguintes períodos: 1975-1985, 1986, 1988 e 1990.
Apresenta uma lista de RSCM organizada pela Diocese de origem (1989), assim como fichas das RSCM com habilitações ao nível das Ciências Teológico-Pastorais (s/d).
Integra correspondência.
Encerra documentação/informação relativa à instituição do Noviciado na Província Portuguesa, nomeadamente, cópias dos documentos dirigidos à Cúria Romana (Vaticano) e à Diocese do Porto em 1903.
Compreende a ficha da comunidade com informação compreendida entre 1904 e 1969 e a lista da comunidade (s.d.).
Reúne memórias anónimas do estabelecimento do Noviciado, primeiramente, no Solar da Torre (Braga) e depois na Quinta da Armada (Braga) assim como as licenças da Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos, órgão da Cúria Romana (Vaticano), para a transferência do Noviciado de Guimarães para o Solar da Torre (Braga) e deste para a mencionada quinta (Roma, 28 de agosto de 1947 e Roma, 14 de março de 1957, respetivamente).
Apresenta a licença para a abertura de um lar de estudantes no referido solar, com deferimento da RSCM, Margarida Maria Gonçalves, Superiora Geral (1963-1975), e respetivo Conselho, dada a 17 de julho de 1967.
Integra a publicação “Avisos do Noviciado” (s.d.).
Encerra o plano de formação permanente para o biénio de 1992-1993.
Apresenta o sumário do relatório sobre a formação permanente a apresentar ao Conselho Geral (março de 1990), assim como o inquérito sobre o referido assunto como preparação do Capítulo Geral de 1990(?).
Integra a carta circular do dia 7 de fevereiro de 1994 visando a formação recorrente das RSCM e respetivos anexos, a saber: 3 exemplares da ficha pessoal curricular em função de formação recorrente, resumo-síntese das RSCM que preencheram a referida ficha e um documento de reflexão sobre a importância da formação recorrente.
Encerra documentação referente ao quotidiano administrativo e escolar no Colégio do Sagrado Coração de Maria da Guarda, nomeadamente: relatórios de atividades (1955-1957), pedidos de autorização para saídas em visita de estudo (1954/1966-1967) e as listas das alunas apresentadas a exame no ano letivo de 1965-1966.
Integra documentação referente ao Patronato anexo ao Colégio, entre a qual, os duplicados das fichas estatísticas (modelo III) da Direcção-Geral da Assistência do Ministério da Saúde e Assistência referentes aos anos de 1969 e 1970.
Compreende cópia, da parte respeitante ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, do testamento de Guilhermina Lopes e respetiva relação de bens (s.d.).