Contém, maioritariamente, documentação relativa ao Noviciado, assim como ao Postulantado e admissão ao IRSCM.
Reúne diversas listas, a saber: da Comunidade, de aspirantes, de postulantes e de noviças, assim como fichas individuais referentes a estas últimas.
Integra pedidos de admissão e autorização às várias etapas de formação inicial de uma RSCM (tomada de hábito, votos temporários e votos perpétuos), assim como licenças para prorrogação do período de Postulantado e Noviciado.
Apresenta correspondência e a publicação periódica “Ecos do Noviciado”.
Compreende as crónicas e os relatórios do Noviciado, assim como os projetos comunitários e respetivos relatórios de avaliação.
Encerra vários documentos com informação sobre os procedimentos administrativos e cerimoniais para cada etapa da vida religiosa, assim como historiais e memórias sobre o Noviciado da Província Portuguesa do IRSCM, desde a sua fundação, em 1903, na cidade de Penafiel, até seu estabelecimento, em 1971, no Solar da Torre, Braga, passando por Tui (Espanha), Guimarães e a Quinta da Armada, Braga.
Compreende 15 fotografias a p&b documentando os vários espaços onde funcionou o Noviciado, assim como momentos de oração, estudo, trabalho e lazer das noviças e postulantes.
Encerra fotocópia da escritura de compra e venda de uma propriedade na Calle del Obispo Lago, Tui (Espanha) em que são outorgantes o IRSCM, enquanto comprador, e Maria Carames Gil, enquanto vendedora (Tui, 23 de outubro de 1956). Compreende fotocópia do registo de propriedade onde aquela é mencionada (Tui, 27 de outubro de 1892-Tui, 5 de junho de 2006).
Apresenta fotocópia de um texto sem título, de autoria da RSCM Maria de Chantal Carvalhaes, sobre o exílio das RSCM em Tui no ano de 1910, onde refere a história da Comunidade das RSCM daquela localidade e o estabelecimento do Noviciado em 1917.
Contém uma lista das RSCM que integravam a referida comunidade [post. 1910].
Encerra os requerimentos de dispensa de idade e dote endereçados à Cúria Generalícia (Roma, Itália) e à Cúria Arquidiocesana (Braga, Portugal).
UntitledEncerra as crónicas do Noviciado (1962/1965-1967), a crónica do Apostolado Social do ano de 1964 e os retiros do ano de 1962.
Reúne a publicação periódica “Ecos do Noviciado” (1964-1966/1968).
Encerra os projetos comunitários (1982-2006), assim como os respetivos relatórios de avaliação (1982-1983/1985/1989?) da Comunidade de RSCM associada ao Noviciado.
UntitledEncerra correspondência da RSCM Patrícia Connor, Superiora Geral (1985-1995), para as RSCM, Ilda Saavedra Baptista(?) e Maria Emília Cardoso de Lemos Peliz(?).
Apresenta o “relatório da formação inicial: noviciado” (Braga, 22 de julho de 1983), o “parecer sobre o centro de Noviciado de Braga” (s.d.), da autoria da RSCM Maria Rosalina Nunes, e o relatório da atividade apostólica (s.d.).
Integra fotocópia da publicação da autoria da RSCM Rosa Marques, “Alguns elementos para o historial da fundação do noviciado Braga” (Porto, 10 de novembro de 1984).
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado.
Apresenta fotografia dos complexos arquitetónicos da Quinta da Armada (Braga) e do Solar da Torre (Braga) locais onde funcionou, em momentos diferentes, o Noviciado da Província Portuguesa do IRSCM.
Encerra os requerimentos de aprovação e autorização para o recebimento da tomada de hábito, votos temporários e votos perpétuos das RSCM e respetivos deferimentos do Arcebispo de Braga.
Reúne 6 fotografias a p&b, 3 delas documentando as cerimónias de lançamento da primeira pedra para as obras no edifício da Quinta da Armada (Braga).
Encerra fichas individuais de noviças [196--197-] e listas de postulantes admitidas ao Noviciado (1964-1970).
Reúne requerimentos de prorrogação do período de Postulantado e Noviciado e respetivos deferimentos da Cúria Generalícia (Roma, Itália) e da Cúria Romana (Vaticano) (1963-1967).
Compreende correspondência, maioritariamente, com requerimentos de admissão ao IRSCM (196-).
Apresenta listas de aspirantes, assim como as suas classificações escolares (196-?).
Integra os procedimentos administrativos e cerimoniais para os diversos momentos da vida de uma RSCM, a saber: admissão enquanto candidata, passagem ao Noviciado, passagem aos primeiros compromissos e profissão perpétua (s.d.), assim como os “Estatutos do Pré-Postulantado do «Sacré-Coeur de Marie»” (s.d.) e ainda o “Regulamento dos Aspirantados do «Sacré-Coeur de Marie»: Província Brasileira” (1963).
Contém os dados estatísticos das admissões ao IRSCM do período compreendido entre 1954 e 1964.
Encerra os requerimentos de admissão à primeira profissão endereçados à Cúria Generalícia (Roma, Itália) das noviças da Província Portuguesa (1962-1967).
Reúne as listas das noviças que realizaram a primeira profissão (1962-1970).
Contém o cerimonial da primeira profissão, assim como textos para reflexão.
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado, assim como de alguns dos edifícios onde este funcionou.
UntitledEncerra documentação/informação relativa à instituição do Noviciado na Província Portuguesa, nomeadamente, cópias dos documentos dirigidos à Cúria Romana (Vaticano) e à Diocese do Porto em 1903.
Compreende a ficha da comunidade com informação compreendida entre 1904 e 1969 e a lista da comunidade (s.d.).
Reúne memórias anónimas do estabelecimento do Noviciado, primeiramente, no Solar da Torre (Braga) e depois na Quinta da Armada (Braga) assim como as licenças da Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos, órgão da Cúria Romana (Vaticano), para a transferência do Noviciado de Guimarães para o Solar da Torre (Braga) e deste para a mencionada quinta (Roma, 28 de agosto de 1947 e Roma, 14 de março de 1957, respetivamente).
Apresenta a licença para a abertura de um lar de estudantes no referido solar, com deferimento da RSCM, Margarida Maria Gonçalves, Superiora Geral (1963-1975), e respetivo Conselho, dada a 17 de julho de 1967.
Integra a publicação “Avisos do Noviciado” (s.d.).
Encerra listas das postulantes, noviças e RSCM, de votos temporários e perpétuos, que deixaram o IRSCM.
Reúne licenças para despedir noviças e recusa de votos temporários.
Encerra, entre outras tipologias documentais, o relatório do Noviciado (1957) e os horários das atividades formativas de postulantes e noviças [195--196-].
Compreende os seguintes textos: “Dias de Estudo sobre a Vida Religiosa Segundo o Vaticano II” (s.d.) da autoria do Padre Lúcio Craveiro e “Apontamentos do Curso Teologia da Vocação” (s.d.).
Encerra os requerimentos de admissão à tomada de hábito das postulantes do IRSCM à Cúria Generalícia (Roma, Itália) (1963-1967).
Integra o cerimonial de admissão ao Noviciado (13 de novembro de 1971).
Reúne minutas e formulários exemplificativos de admissão ao IRSCM (s.d.).