Encerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM entre o dia 4 de outubro de 1938 e 20 de setembro de 1965.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na capela do Convento do Sagrado Coração de Maria/Lar do Universitário do Sagrado Coração de Maria de Coimbra entre 25 de abril de 1949 e 2 de setembro de 1969.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na Capela do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Aveiro entre 17 de setembro de 1964 a 28 de setembro de 1966.
UntitledContém, maioritariamente, documentação relativa ao Noviciado, assim como ao Postulantado e admissão ao IRSCM.
Reúne diversas listas, a saber: da Comunidade, de aspirantes, de postulantes e de noviças, assim como fichas individuais referentes a estas últimas.
Integra pedidos de admissão e autorização às várias etapas de formação inicial de uma RSCM (tomada de hábito, votos temporários e votos perpétuos), assim como licenças para prorrogação do período de Postulantado e Noviciado.
Apresenta correspondência e a publicação periódica “Ecos do Noviciado”.
Compreende as crónicas e os relatórios do Noviciado, assim como os projetos comunitários e respetivos relatórios de avaliação.
Encerra vários documentos com informação sobre os procedimentos administrativos e cerimoniais para cada etapa da vida religiosa, assim como historiais e memórias sobre o Noviciado da Província Portuguesa do IRSCM, desde a sua fundação, em 1903, na cidade de Penafiel, até seu estabelecimento, em 1971, no Solar da Torre, Braga, passando por Tui (Espanha), Guimarães e a Quinta da Armada, Braga.
Compreende 15 fotografias a p&b documentando os vários espaços onde funcionou o Noviciado, assim como momentos de oração, estudo, trabalho e lazer das noviças e postulantes.
Encerra fotocópia da escritura de compra e venda de uma propriedade na Calle del Obispo Lago, Tui (Espanha) em que são outorgantes o IRSCM, enquanto comprador, e Maria Carames Gil, enquanto vendedora (Tui, 23 de outubro de 1956). Compreende fotocópia do registo de propriedade onde aquela é mencionada (Tui, 27 de outubro de 1892-Tui, 5 de junho de 2006).
Apresenta fotocópia de um texto sem título, de autoria da RSCM Maria de Chantal Carvalhaes, sobre o exílio das RSCM em Tui no ano de 1910, onde refere a história da Comunidade das RSCM daquela localidade e o estabelecimento do Noviciado em 1917.
Contém uma lista das RSCM que integravam a referida comunidade [post. 1910].
Encerra os requerimentos de dispensa de idade e dote endereçados à Cúria Generalícia (Roma, Itália) e à Cúria Arquidiocesana (Braga, Portugal).
UntitledEncerra as crónicas do Noviciado (1962/1965-1967), a crónica do Apostolado Social do ano de 1964 e os retiros do ano de 1962.
Reúne a publicação periódica “Ecos do Noviciado” (1964-1966/1968).
Encerra os projetos comunitários (1982-2006), assim como os respetivos relatórios de avaliação (1982-1983/1985/1989?) da Comunidade de RSCM associada ao Noviciado.
UntitledEncerra correspondência da RSCM Patrícia Connor, Superiora Geral (1985-1995), para as RSCM, Ilda Saavedra Baptista(?) e Maria Emília Cardoso de Lemos Peliz(?).
Apresenta o “relatório da formação inicial: noviciado” (Braga, 22 de julho de 1983), o “parecer sobre o centro de Noviciado de Braga” (s.d.), da autoria da RSCM Maria Rosalina Nunes, e o relatório da atividade apostólica (s.d.).
Integra fotocópia da publicação da autoria da RSCM Rosa Marques, “Alguns elementos para o historial da fundação do noviciado Braga” (Porto, 10 de novembro de 1984).
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado.
Apresenta fotografia dos complexos arquitetónicos da Quinta da Armada (Braga) e do Solar da Torre (Braga) locais onde funcionou, em momentos diferentes, o Noviciado da Província Portuguesa do IRSCM.
Encerra correspondência e orientações regulamentares para a eficácia formativa do período do Juniorado.
Compreende relatórios, agendas e planos de atividades, nomeadamente do “Curso para Mestras” que teve lugar em Roma (Itália) no ano de 1967.
Encerra as listas das RSCM que fizeram a sua profissão perpétua.
Apresenta os pedidos de admissão à profissão perpétua endereçados à Cúria Generalícia (Roma, Itália).
Encerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, temporários e permanentes das RSCM.
Integra documentação e informação relativas às etapas iniciais da formação de uma RSCM, nomeadamente: Postulantado, Noviciado e Juniorado.
Compreende as atas das cerimónias de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos das RSCM.
Contém informação sobre o nome de batismo e de religião da RSCM, data, local de realização e tipologia dos votos.
Encerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos das RSCM que tiveram lugar em Tui (Espanha) entre 1 de maio de 1919 e 3 de outubro de 1930.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na capela do Convento do Sagrado Coração de Maria/Colégio do Sagrado Coração de Maria de Guimarães entre 22 de abril de 1958 e 8 de setembro de 1965.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos temporários e renovação de votos das RSCM que tiveram lugar na capela do Convento do Sagrado Coração de Maria/Colégio do Sagrado Coração de Maria de Fátima entre 3 de maio de 1962 e 8 de setembro de 1969.
UntitledEncerra os requerimentos de aprovação e autorização para o recebimento da tomada de hábito, votos temporários e votos perpétuos das RSCM e respetivos deferimentos do Arcebispo de Braga.
Reúne 6 fotografias a p&b, 3 delas documentando as cerimónias de lançamento da primeira pedra para as obras no edifício da Quinta da Armada (Braga).
Encerra fichas individuais de noviças [196--197-] e listas de postulantes admitidas ao Noviciado (1964-1970).
Reúne requerimentos de prorrogação do período de Postulantado e Noviciado e respetivos deferimentos da Cúria Generalícia (Roma, Itália) e da Cúria Romana (Vaticano) (1963-1967).
Compreende correspondência, maioritariamente, com requerimentos de admissão ao IRSCM (196-).
Apresenta listas de aspirantes, assim como as suas classificações escolares (196-?).
Integra os procedimentos administrativos e cerimoniais para os diversos momentos da vida de uma RSCM, a saber: admissão enquanto candidata, passagem ao Noviciado, passagem aos primeiros compromissos e profissão perpétua (s.d.), assim como os “Estatutos do Pré-Postulantado do «Sacré-Coeur de Marie»” (s.d.) e ainda o “Regulamento dos Aspirantados do «Sacré-Coeur de Marie»: Província Brasileira” (1963).
Contém os dados estatísticos das admissões ao IRSCM do período compreendido entre 1954 e 1964.
Encerra os requerimentos de admissão à primeira profissão endereçados à Cúria Generalícia (Roma, Itália) das noviças da Província Portuguesa (1962-1967).
Reúne as listas das noviças que realizaram a primeira profissão (1962-1970).
Contém o cerimonial da primeira profissão, assim como textos para reflexão.
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado, assim como de alguns dos edifícios onde este funcionou.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos para e das RSCM.
UntitledEncerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos que tiveram lugar, maioritariamente, na Capela do Noviciado do Sagrado Coração de Maria em Braga entre 4 de maio de 1961 e 15 de setembro de 1972.
UntitledEncerra documentação/informação relativa à instituição do Noviciado na Província Portuguesa, nomeadamente, cópias dos documentos dirigidos à Cúria Romana (Vaticano) e à Diocese do Porto em 1903.
Compreende a ficha da comunidade com informação compreendida entre 1904 e 1969 e a lista da comunidade (s.d.).
Reúne memórias anónimas do estabelecimento do Noviciado, primeiramente, no Solar da Torre (Braga) e depois na Quinta da Armada (Braga) assim como as licenças da Sagrada Congregação para os Institutos Religiosos, órgão da Cúria Romana (Vaticano), para a transferência do Noviciado de Guimarães para o Solar da Torre (Braga) e deste para a mencionada quinta (Roma, 28 de agosto de 1947 e Roma, 14 de março de 1957, respetivamente).
Apresenta a licença para a abertura de um lar de estudantes no referido solar, com deferimento da RSCM, Margarida Maria Gonçalves, Superiora Geral (1963-1975), e respetivo Conselho, dada a 17 de julho de 1967.
Integra a publicação “Avisos do Noviciado” (s.d.).
Contém correspondência e regulamentação, assim como relatórios e planos de atividades de formação.
Integra as atas das reuniões do Juniorado (1994-2004).