Encerra fichas individuais de noviças [196--197-] e listas de postulantes admitidas ao Noviciado (1964-1970).
Reúne requerimentos de prorrogação do período de Postulantado e Noviciado e respetivos deferimentos da Cúria Generalícia (Roma, Itália) e da Cúria Romana (Vaticano) (1963-1967).
Compreende correspondência, maioritariamente, com requerimentos de admissão ao IRSCM (196-).
Apresenta listas de aspirantes, assim como as suas classificações escolares (196-?).
Integra os procedimentos administrativos e cerimoniais para os diversos momentos da vida de uma RSCM, a saber: admissão enquanto candidata, passagem ao Noviciado, passagem aos primeiros compromissos e profissão perpétua (s.d.), assim como os “Estatutos do Pré-Postulantado do «Sacré-Coeur de Marie»” (s.d.) e ainda o “Regulamento dos Aspirantados do «Sacré-Coeur de Marie»: Província Brasileira” (1963).
Contém os dados estatísticos das admissões ao IRSCM do período compreendido entre 1954 e 1964.
Compreende as atas das cerimónias de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos das RSCM.
Contém informação sobre o nome de batismo e de religião da RSCM, data, local de realização e tipologia dos votos.
Encerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos que tiveram lugar, maioritariamente, na Capela do Noviciado do Sagrado Coração de Maria em Braga entre 4 de maio de 1961 e 15 de setembro de 1972.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos das RSCM entre o dia 27 de abril de 1931 e 20 de setembro de 1960.
FormaçãoEncerra 2 atas de cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição e votos temporários que tiveram lugar na capela do Solar da Torre (Braga) no dia 27 de abril de 1948 e 1 ata de votos perpétuos que tiveram lugar na Guarda no dia 26 de setembro de 1940.
Apresenta uma declaração de delegação de poderes da RSCM, Margarida Maria Gonçalves, Superiora Geral (1963-1975), às Coordenadoras/Superioras Locais para que estas possam receber os votos das RSCM (Roma, março de 1965).
Encerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na capela do Colégio do Sagrado Coração de Maria da Guarda entre 3 de maio de 1962 e 18 de junho de 1972.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, votos temporários e votos perpétuos das RSCM que tiveram lugar em Tui (Espanha) entre 1 de maio de 1919 e 3 de outubro de 1930.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na capela do Convento do Sagrado Coração de Maria/Lar do Universitário do Sagrado Coração de Maria de Coimbra entre 25 de abril de 1949 e 2 de setembro de 1969.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM entre o dia 4 de outubro de 1938 e 20 de setembro de 1965.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na Capela do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Aveiro entre 17 de setembro de 1964 a 28 de setembro de 1966.
FormaçãoEncerra as atas das cerimónias de votos temporários das RSCM que tiveram lugar na capela do Convento do Sagrado Coração de Maria/Colégio do Sagrado Coração de Maria de Guimarães entre 22 de abril de 1958 e 8 de setembro de 1965.
FormaçãoEncerra documentação relativa aos seguintes cursos: "Escola Comunitária" (1968), "Curso de Atualização Pastoral" (1970), "Exercitações por um mundo melhor" (s.d.) e "Curso de Atualização Pastoral em relação aos Exercícios Espirituais" (1969).
Contém correspondência e planificações de atividades.
Encerra estudos realizados por várias Comunidades de RSCM da Província Portuguesa abordando assuntos como a vida em comunidade e a natureza e espírito do IRSCM.
FormaçãoEncerra correspondência com informação sobre retiros e exercícios espirituais para a comunidade religiosa.
Contém agendas e planos de retiros e exercícios espirituais para as RSCM.
Encerra as listas das RSCM que integram os retiros/exercícios espirituais obrigatórios na preparação para o recebimento dos votos perpétuos.
Contém correspondência.
Encerra textos para reflexão sobre os temas da fé e carisma.
FormaçãoReúne documentação/informação relativa às etapas da formação inicial de uma RSCM nomeadamente: atas das cerimónias de votos, pedidos de admissão e autorização, licenças e relatórios.
Compreende documentação e informação referentes às diversas Comunidades/Casas onde funcionaram o Pré-Noviciado, Noviciado e Juniorado.
Integra listas, agendas, planos de atividades, entre outra documentação exemplificativa da formação ao longo da vida de uma RSCM.
Contém iconografia e correspondência.
Encerra as atas das cerimónias de votos de tomada de hábito ou vestição, temporários e permanentes das RSCM.
Integra documentação e informação relativas às etapas iniciais da formação de uma RSCM, nomeadamente: Postulantado, Noviciado e Juniorado.
Encerra documentação e informação relativas a vários cursos, retiros e exercícios espirituais.
Contém listas de RSCM, nomeadamente das que frequentaram as referidas atividades.
Apresenta textos para reflexão e estudo sobre várias temáticas das quais se destacam fé, carisma e governo.
Encerra textos para reflexão sobre governo de/em instituições religiosas.
FormaçãoEncerra listas e registos em ficha das habilitações literárias das RSCM.
Contém as listas dos cursos de verão e das RSCM que os frequentaram (1968-1970).
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado.
Apresenta fotografia dos complexos arquitetónicos da Quinta da Armada (Braga) e do Solar da Torre (Braga) locais onde funcionou, em momentos diferentes, o Noviciado da Província Portuguesa do IRSCM.
Encerra 15 fotografias a p&b documentando momentos de oração, estudo, trabalho e lazer relativos ao Noviciado, assim como de alguns dos edifícios onde este funcionou.
FormaçãoContém correspondência e regulamentação, assim como relatórios e planos de atividades de formação.
Integra as atas das reuniões do Juniorado (1994-2004).
Encerra correspondência e orientações regulamentares para a eficácia formativa do período do Juniorado.
Compreende relatórios, agendas e planos de atividades, nomeadamente do “Curso para Mestras” que teve lugar em Roma (Itália) no ano de 1967.